Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Arranjos Produtivos Locais (APLs)

Os APLs são uma política pública de Estado para estimular e apoiar a auto-organização produtiva de aglomerações setoriais e para promover o desenvolvimento dos territórios.

Arranjos Produtivos Locais(APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. Um APL é a prioridade definida por uma região para o seu desenvolvimento econômico.

Abaixo o mapa com as localidades dos APLs espalhados pelo Estado:

Mapa das localidades dos APLs espalhados pelo Estado
Mapa das localidades dos APLs espalhados pelo Estado
Tabela das localidades dos APLs espalhados pelo Estado

Os APL's demonstrados acima não necessariamente estão reconhecidos ou enquadrados pelo Núcleo de Ações Transversais-NEAT.

Por meio da cooperação entre empresas, produtores, comunidades e instituições públicas e privadas, busca-se ganhos econômicos que aumentem a eficiência produtiva e a renda de empresas, produtores e trabalhadores, refletindo no desenvolvimento da sociedade.

Os APLs são um espaço de cooperação econômica em que toda a comunidade participa  na construção dos objetivos e rumos de desenvolvimento. O programa conta com o Projeto Arranjos Produtivos Locais e o Projeto Extensão Produtiva e Inovação.

Os APLs fomentam a governança e a capacidade técnica das comunidades dos arranjos produtivos e de setores priorizados pelo Estado. Estimulam fatores endógenos que ampliam sua capacidade de agregação de valor, geração e apropriação local da renda.

A cooperação entre instituições públicas e privadas e a coordenação de ações transversais são tidas como determinantes para geração de externalidades econômicas locais.

Com o Projeto Extensão Produtiva e Inovação, o programa implanta Núcleos Regionais de Extensionistas em parceria prioritária com universidades públicas e comunitárias para apoiar diretamente pequenos e médios empreendimentos dos APLs e das cadeias produtivas priorizadas pelas regiões.

Ao mesmo tempo, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas.

Por intermédio do Núcleo Estadual de Ações Transversais, o programa alcança um envolvimento de diversos órgãos e instituições na priorização e deliberação de ações focadas nos APLs.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico