Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Os APLs são uma política pública de Estado para estimular e apoiar a auto-organização produtiva de aglomerações setoriais e para promover o desenvolvimento dos territórios.
Arranjos Produtivos Locais(APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. Um APL é a prioridade definida por uma região para o seu desenvolvimento econômico.
Abaixo o mapa com as localidades dos APLs espalhados pelo Estado:


Por meio da cooperação entre empresas, produtores, comunidades e instituições públicas e privadas, busca-se ganhos econômicos que aumentem a eficiência produtiva e a renda de empresas, produtores e trabalhadores, refletindo no desenvolvimento da sociedade.
Os APLs são um espaço de cooperação econômica em que toda a comunidade participa na construção dos objetivos e rumos de desenvolvimento. O programa conta com o Projeto Arranjos Produtivos Locais e o Projeto Extensão Produtiva e Inovação.
Os APLs fomentam a governança e a capacidade técnica das comunidades dos arranjos produtivos e de setores priorizados pelo Estado. Estimulam fatores endógenos que ampliam sua capacidade de agregação de valor, geração e apropriação local da renda.
A cooperação entre instituições públicas e privadas e a coordenação de ações transversais são tidas como determinantes para geração de externalidades econômicas locais.
Com o Projeto Extensão Produtiva e Inovação, o programa implanta Núcleos Regionais de Extensionistas em parceria prioritária com universidades públicas e comunitárias para apoiar diretamente pequenos e médios empreendimentos dos APLs e das cadeias produtivas priorizadas pelas regiões.
Ao mesmo tempo, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas.
Por intermédio do Núcleo Estadual de Ações Transversais, o programa alcança um envolvimento de diversos órgãos e instituições na priorização e deliberação de ações focadas nos APLs.