Secretaria de

Secretaria de Desenvolvimento Econômico cumpre agenda em Vacaria

Programação abordou setores como logística e economia local

Publicação:

Reunião sobre terminal rodoferroviário aconteceu na CIC Vacaria
Reunião sobre terminal rodoferroviário aconteceu na CIC Vacaria - Foto: Joel Vargas / GVG
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

O secretário Ernani Polo está em Vacaria para cumprir uma agenda que irá durar dois dias. O roteiro começou na segunda-feira (5/2), com reunião sobre a implementação de um terminal rodoferroviário no município e finalizando com a coletiva de imprensa sobre a primeira etapa da pesquisa que está mapeando o impacto do tradicionalismo na economia gaúcha.

Durante a programação , também foi feita uma visita a uma vinícola local. A agenda iniciou com a reunião sobre a implementação de um terminal rodoferroviário em Vacaria, que tem o objetivo de integrar o município ao corredor ferroviário que interliga os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A proposta busca viabilizar a estrutura por meio de parceria com a iniciativa privada, enquanto o governo federal será o responsável pela construção de um ramal de parada de composição. Após, houve uma visita ao terreno onde possivelmente será instalado o terminal. A programação em Vacaria continuou com uma visita à vinícola Campestre. O secretário Ernani Polo destacou que, além da produção de sucos e vinhos, a empresa gera emprego e renda por meio do enoturismo. “Vemos aqui um exemplo de como um empreendimento movimenta a economia de vários outros. O turista que chega para conhecer a vinícola pode se hospedar em um hotel, almoçar em um restaurante do município, fazer compras no comércio local, contribuindo para o desenvolvimento de vários negócios na região”, explicou. A agenda do dia finalizou com um jantar com autoridades no Parque de Rodeios de Vacaria.

Além do secretário Ernani Polo, estiveram presentes em Vacaria o vice-governador Gabriel Souza, os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella,, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodríguez Júnior. Participaram, ainda, o senador Luiz Carlos Heinze, os deputados estaduais Guilherme Pasin e Carlos Búrigo e os deputados federais Denise Pessôa e Covatti Filho, além de prefeitos, lideranças regionais e representantes de entidades de classe.

Coletiva de imprensa

Nesta terça-feira (6/2), o titular da Sedec estará no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. Considerado o maior do Estado, o evento acontece até o dia 11 de fevereiro, no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, e espera receber cerca de 500 mil pessoas. No período da tarde, haverá uma coletiva de imprensa para divulgação da primeira etapa da pesquisa, feita pela secretaria em colaboração com a Universidade Feevale, que está mapeando os impactos do tradicionalismo na economia gaúcha. “É um estudo inédito, que vai mostrar o quanto a cultura gaúcha colabora economicamente para o Estado. Os primeiros números já mostram que esse setor tem uma grande contribuição para nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, explicou Polo.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico