Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretário Adjunto Joel Maraschin participa de reunião do Conselho de Desburocratização

Publicação:

51716842927 05fd082958 k
Secretário Adjunto Joel Maraschin em reunião do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo - Foto: Gustavo Mansur

O secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joel Maraschin, representando o titular da pasta, secretário Edson Brum, participou, na manhã desta quarta-feira (1), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), da reunião de encerramento do ciclo 2021 do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), junto do governador Eduardo Leite e demais secretários de Estado, além de representantes da sociedade.

Durante a agenda, o secretário de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG), Claudio Gastal, apresentou o balanço das ações do Descomplica RS, programa lançado em agosto de 2019 pelo governo do Estado, com o intuito de reduzir a burocracia da máquina pública, oferecer agilidade nos serviços prestados à sociedade gaúcha e apoiar quem quer empreender e gerar emprego e renda no Estado.

Entre as principais ações já realizadas pelo Cede, estão a digitalização e integração de serviços, a criação de uma regra geral de conduta para uma prestação de serviço mais uniforme e transparente, a implementação da Lei da Liberdade Econômica e a criação do sistema on-line de licenciamento de prevenção e combate a incêndios. Além disso, de 23 mil decretos, portarias e atos administrativos, 19 mil já foram revogados, contribuindo para a desburocratização do Estado. “O Rio Grande do Sul está mais leve, mais ágil e cabendo dentro do seu tamanho, o que tem sido um propulsor para o desenvolvimento econômico gaúcho”, completou Maraschin.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico