Secretário Edson destaca assinatura de obras para desenvolvimento do Vale do Taquari

Design sem nome
Brasão do Estado

Nesta quinta-feira (14), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, participou do ato de assinatura de reinício das obras da VRS-811, acesso municipal a Travesseiro, e do convênio para a pavimentação da ERS-482, entre Arroio do Meio a Capitão. As duas rodovias, localizadas no Vale do Taquari, foram incluídas no programa Avançar do governo do Estado a pedido do secretário, já que se tratam de importantes vias para o desenvolvimento regional.

Ao todo, está previsto o investimento de R$ 1,3 bilhão em obras em rodovias até 2022 para o Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu no Palácio Piratini e contou também com a presença do governador Eduardo Leite, secretário de Logística e Transportes Juvir Costella, diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) Luciano Faustino, demais membros do Executivo, deputados estaduais e federais, prefeitos Gilmar Luiz Solthier (Travesseiro), Danilo José Bruxel (Arroio do Meio) e Jari Hunhoff (Capitão), e demais lideranças.

Como representante do Vale do Taquari no Parlamento gaúcho, Edson Brum intermediou nos últimos anos inúmeras reuniões e ações pela conclusão das duas rodovias. “São demandas antigas do Vale do Taquari que batalhamos intensamente para que fosse dado sequência. Desde que o equilíbrio das contas do Estado foi conquistado, pedimos ao secretário Costella uma atenção especial para essas rodovias porque sabemos que elas irão influenciar diretamente na economia e no desenvolvimento da região”, salientou Brum.

Na VRS-811, são 9,5 quilômetros de extensão que ligam Travesseiro a Arroio do Meio. Deste total, 3,8 km foram pavimentados pela prefeitura de Travesseiro. Agora, o governo estadual destinará R$ 13,2 milhões para concluir os 5,7 km restantes.

“Para nós, a obra da 811 é de um nível de expectativa sem explicação porque ela foi iniciada, mas nunca andou e o pessoal está desacreditado que saia. Eu tenho convicção que desta vez ela irá acontecer. Ela é muito importante para o desenvolvimento de Travesseiro e Arroio do Meio”, garantiu o prefeito Southier.

Quanto à pavimentação da ERS-482, foram assinados dois convênios entre o Daer e as prefeituras de Arroio do Meio e Capitão. Será viabilizado o asfaltamento de 7,66 quilômetros, com valor de R$ 3,27 milhões do Estado e R$ 10,2 milhões do município de Arroio do Meio. Outros cinco quilômetros serão executados com R$ 2,73 milhões do Daer e R$ 5,5 milhões da prefeitura de Capitão.
“Os municípios são parceiros importantes na busca pelo desenvolvimento da malha rodoviária do Estado, por isso comemoramos o esforço em conjunto para a retomada de mais essas obras, que trarão bem-estar à população e impulsionarão a economia do Vale do Taquari”, disse o secretário Juvir Costella.

O prefeito de Arroio do Meio disse que o momento era de celebração de um sonho das comunidades. “Como município-mãe estamos vibrando com esse momento tão esperado. Muitos falam dessa ligação a Capitão há mais de 50 anos e as pessoas não acreditavam mais e hoje estamos aqui”, disse Bruxel.

Para o prefeito de Capitão, o dia é um marco na história do município. “Somos praticamente 3 mil habitantes, muitos não enxergam municípios pequenos, mas esse governo tem olhos. Acredito que do jeito que foi formatado nós vamos concluir essa obra e entregar para a comunidade”, disse Jari Hunhoff.

“É uma alegria agora poder reiniciar esses três acessos municipais, sendo que o da ERS-482 se transformará em acesso regional, depois de tantos anos de mobilização e espera da população do Vale do Taquari”, completou o governador.