Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Missão do governo estadual na Europa inicia na maior feira de vinhos da Itália

Vinícolas gaúchas levaram seus produtos para estande do Estado que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Publicação:

Rio Grande do Sul tem estande coletivo em uma das maiores feiras vitivinícolas do mundo, a Vinitaly, em Verona, na Itália
Rio Grande do Sul tem estande coletivo em uma das maiores feiras vitivinícolas do mundo, a Vinitaly, em Verona, na Itália - Foto: Mauricio Tonetto / Secom
Por Ascom / Sedec

A missão do governo do Estado que irá passar por Itália e Alemanha teve início com a participação na 56ª Vinitaly, uma das maiores feiras vitivinícolas do mundo, que acontece na cidade italiana de Verona. O governador Eduardo Leite e a comitiva oficial estiveram na abertura oficial da feira, que aconteceu no domingo (14/4). O diretor adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assunto Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Sebastian Watenberg, irá acompanhar o evento que foi selecionado pela primeira vez para compor o calendário de Feiras Internacionais de 2024, que pertence ao Programa de Apoio à participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, coordenado pelo DPCI/ Sedec.

Nove empresas gaúchas participam do estande do governo estadual na Vinitaly deste ano: Miolo, Vinícola Don Giovani, Vinícola Aurora, Vinhos Favian, Tenuta Foppa & Ambrosi, Don Guerino, Casa Valduga, Pizzato Vinhas e Vinhos e Viapiana. Neste modelo, o RS proporciona o espaço, o que diminui o investimento por parte do empreendedor em estrutura física e viabiliza a exposição dos produtos no mercado internacional, abrindo possibilidades para novos negócios. Para a feira vitivinícola, o Estado irá aportar R$ 89 mil e as empresas R$ 67 mil divididos entre os empreendimentos

O Estado já havia feito visitas técnicas à feira em missões governamentais à Itália em 2018 e 2022. Em 2023, o Rio Grande do Sul participou da Vinitaly com um estande promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação e Produção Sustentável do RS (Seapi) por meio do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis)

Além da Sedec, a ação na feira será realizada em conjunto com a Secretaria do Turismo do RS (Setur) e Seapi a fim de permitir a participação das três áreas ligadas ao setor vitivinícola: agropecuária, turismo e desenvolvimento econômico. Produtos gaúchos relacionados ao vinho, como o queijo e a azeitona, bem como o olivoturismo, também serão beneficiados na programação.

O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção de uva no Brasil.

Missão Itália/Alemanha
O objetivo da missão é aprofundar as relações culturais e de negócios do Rio Grande do Sul com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Neste ano, ocorre a comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Também integram a comitiva, os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodriguez (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o diretor do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico