Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Atuação da SEDEC

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) promove a política do governo do Estado voltada à promoção de Políticas de Desenvolvimento Produtivo e Regional. Atua em conjunto com seus órgãos vinculados (BADESUL, BRDE e JucisRS) e com as demais secretarias de Estado, adotando mecanismos de aceleração do crescimento e implementação dos projetos de interesse do Estado.

Para a melhoria do ambiente de negócios e a atração de investimentos, a SEDEC opera com os mecanismos do INVEST/RS e do FUNDOPEM/RS, além da estruturação dos distritos industriais do Estado e apoio às áreas industriais municipais.

Para fomentar negócios internacionais, estão em execução o Programa EXPORTA-RS, que visa ampliar e consolidar a participação de empresas gaúchas no mercado internacional, em especial micro, pequenos e médios empreendimentos, e o Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais.

Para apoiar os pequenos e médios negócios, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FOPEMEPE/RS) é um espaço de debates e de conjugação de esforços entre governo e setor privado para a elaboração de propostas e ações de políticas públicas.

Também com grande importância para a melhoria do ambiente de negócios, a Junta Digital da JucisRS permite que empresas sejam abertas, alteradas ou fechadas via internet.

Para o pequeno empreendedor, seja pessoa física ou jurídica, a SEDEC oferece o Programa Redes de Cooperação, que estimula grupos de empresas a se unirem em uma entidade única no ambiente do seu negócio, fomentando a cooperação e gerando um ambiente estimulador ao empreendedorismo.    

    

Secretaria de Desenvolvimento Econômico