Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Na Alemanha, secretário Adjunto de Desenvolvimento Joel Maraschin fala sobre a atração de investimentos para o Rio Grande do Sul

Publicação:

WhatsApp Image 2021 10 18 at 16 47 54 (1)
Missão Anuga composta por representantes da Fiergs, Sebrae-RS e Sedec - Foto: Sedec

Entre os dias 9 e 13 de outubro o secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Marachin, esteve representado o Governo na Feira Anuga, na cidade de Colônia na Alemanha. A missão foi liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e pelo Serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS).

Anuga é a maior feira de alimentação do planeta, que este ano contou com 4.600 expositores de 98 países e ao total reuniu 70 mil visitantes de 169 países. Maraschin e o Diretor Técnico da Sedec, Roger Pozzi, realizaram visitas técnicas internas e externas, aprendendo como o mercado consumidor do planeta está se comportando pós-pandemia, e suas tendências a partir de então.

- Voltamos para casa atentos sobre como as pessoas estão planejando a alimentação no futuro. Estamos prontos para colaborar com a indústria gaúcha que exporta e importa produtos e manufaturas, informou o secretário adjunto.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 16 47 54 (2)
Sebrae-RS, Fiergs e Sedec estiveram na Feira Anuga 2021 - Foto: Sedec

O secretário adjunto Maraschin, participou também de rodadas de negócios, roadshows e momentos de troca de contatos e experiências com outros empresários do Brasil e do mundo.

- Entendemos como a Europa está se posicionando sobre clima e meio ambiente, energias renováveis, sustentabilidade, alimentação orgânica, o mercado gigante do CBD que ainda é proibido no Brasil, e várias outras tendências que juntos com o Sebrae-RS e a Fiergs, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS estará um passo à frente dos demais estados a partir de agora para trabalhar estes temas, contou.

Ainda durante a visita ao país, Maraschin conheceu o sistema multimodal de transporte de cargas e pessoas entre cidades e países, carga rápida, escoamento da produção por malha férrea, transporte fluvial, conexões trens, metrôs e VLTs.

- Depois desta visita com nossa equipe, o Rio Grande do Sul está pronto para o futuro que já bate na nossa porta, concluiu.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 16 47 55
Secretário Adjunto, Joel Maraschi, Diretor Técnico, Roger Pozzi e Team Leader da Koelnmesse, Holger Hey, promotor da Anuga - Foto: Sedec
Secretaria de Desenvolvimento Econômico