Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Abilio Baeta Neves é empossado na presidência da Fapergs

Publicação:

20150514145324divulgacao-fapergs.jpg
Presidente defendeu investimento em tecnologia como forma de recuperar as finanças - Foto: Divulgação Fapergs

O cientista político Abilio Afonso Baeta Neves foi empossado nesta quinta-feira (14) na presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em cerimônia no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fábio Branco. O químico Érico Marlon de Moraes Flores também tomou posse como diretor-científico.

De volta ao comando da Fundação, onde foi diretor-presidente e científico entre 1987 e 1990, Baeta Neves tem a missão de liderar a pesquisa científica gaúcha. “ O desafio é tornar sustentável o financiamentode pesquisa estadual ao mesmo tempo em que buscamos um orçamento mais adequado para a Fundação. Precisamos construir uma relação transparente e de reconhecimento dos gaúchos com a pesquisa feita aqui. A meta é simplificar o processo de solicitação de apoio, de concessão e de efetivação dos recursos concedidos”, afirmou.


Na avaliação dele, o investimento em ciência e tecnologia é um caminho para o Estado recuperar as finanças. “O que ajuda a sair da crise na sociedade contemporânea globalizada e do conhecimento é ciência e tecnologia. É uma urgência e, se não for percebida assim, não iremos retomar a competitividade econômica do RS”, destacou.

Baeta Neves acrescentou que para chegarmos a um patamar de potências como São Paulo, Minas Gerais e nações desenvolvidas da América do Norte e Europa, a “sociedade gaúcha precisa mudar a avaliação de que a pesquisa científica é apenas um objeto de consumo, e não um fator de investimento”.

Para o titular da Sdect, Fábio Branco, inovação e empreendedorismo são palavras fundamentais no trabalho da Secretaria. “Pensamos nisso vinte e quatro horas por dia e, para colocarmos o discurso em prática, é preciso muito investimento em ciência e tecnologia”, salientou.

Branco lembrou que o órgão está criando um sistema integrado de comunicação, que envolve todas as vinculadas – Cientec, Fapergs, Uergs Badesul, AGDI –, para trabalhar nas diretrizes estratégicas do Governo do Estado. “Um sistema minucioso e detalhado onde cada instituição terá metas objetivas e que enxergará a inovação como um retorno para a população, gerando desenvolvimento, emprego, renda e qualidade de vida”, acrescentou.

Além do presidente do Conselho Superior da Fapergs, Hélio Leães Hey, e do diretor-administrativo, Marco Antonio Baldo, estiveram presentes o presidente do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Sérgio Gargioni, e os ex-presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira.

Perfis
Natural de São Paulo, Baeta Neves, 65 anos, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Ciência Política pela Westfälische Wilhelms Universität, de Münster, na Alemanha. Também atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRGS (1988-1992), secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (1996-2000) e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre 1995 e 2002.

Érico Flores, 49, é formado em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. Além de professor, atuou em cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Química (2010-2012) e coordenou o desenvolvimento de projetos em Farmacopéia Brasileira e Produção de Materiais de Referência do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Texto: Gonçalo Valduga/FAPERGS

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico