Badesul anuncia investimentos em inovação e sustentabilidade municipal durante o South Summit Brazil 2025
Publicação:

O Badesul Desenvolvimento, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, irá anunciar iniciativas voltadas ao incentivo à inovação e à sustentabilidade nos municípios gaúchos no South Summit Brazil 2025. O evento acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre, com correalização do Governo do Estado. Durante os três dias, a agência de fomento manterá um espaço de atendimento no local.
Para o titular da Sedec, Ernani Polo, a presença da agência de fomento no evento fortalece o compromisso do Estado em criar um ambiente de negócios pautado na inovação. “O Rio Grande do Sul é um os estados mais inovadores do país. Além de termos diversas empresas que se destacam neste setor, temos universidades e hubs que incentivam este ecossistema”, disse.
“A nossa participação será marcada por ações concretas para o fortalecimento do ecossistema de inovação, uma das nossas principais apostas para impulsionar o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do Badesul, Claudio Gastal.
A agência já atua com investimentos em Fundos de Investimento em Participações (FIP) voltados a startups gaúchas, além de apoiar programas de aceleração de empresas inovadoras – como Tecnova e Centelha - e desenvolver parcerias técnicas com os parques tecnológicos Tecnovates, Tecnopuc e Pelotas Parque Científico e Tecnológico.
Lançamento de programas voltados à sustentabilidade
Na quarta-feira (9/4), das 14h às 15h, na Press e Interview Room duas iniciativas voltadas à sustentabilidade serão lançadas na Press & Interview Room do evento: a linha de financiamento Badesul Cidades +Verdes e o Programa Municípios Renováveis, este último em parceria com o SindienergiaRS.
A linha Cidades +Verdes é pioneira no país ao financiar projetos com soluções baseadas na natureza (SBN), promovendo ideias sustentáveis para desafios urbanos e ambientais. Alinhada aos objetivos do Plano Rio Grande, a iniciativa incentiva a implantação de infraestruturas verdes, como jardins de chuva, biovaletas, parques lineares multifuncionais, sistemas urbanos de drenagem sustentável e revitalização de rios, córregos e lagoas. Além de contribuírem para a adaptação às mudanças climáticas, esses projetos tornam as cidades mais resilientes e ambientalmente equilibradas.
Já o Programa Municípios Renováveis busca ampliar a conscientização e o engajamento das administrações municipais na transição energética. Com duração inicial de dois anos e possibilidade de prorrogação, o programa promoverá painéis técnicos regionais, adaptados às características de cada localidade. A proposta é fomentar o uso estratégico de fontes como energia solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, biogás, hidrogênio verde e sistemas de armazenamento, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.
Fomento à inovação e participação em painéis
Na quinta-feira (10/4), às 15h30, também na Press & Interview Room, o Badesul participará do anúncio de investimentos no Fundo Investimento em Participações (FIP) Anjo voltado ao apoio a startups gaúchas. A iniciativa contará com a parceria de outras instituições financeiras.
No mesmo dia, o presidente Claudio Gastal participará do painel "Estágios e Implantação de Governança em Startups", das 15h34 às 16h, no Demo Stage. Já na sexta-feira (11/4), ele integra o painel “A Cocriação como alavanca dos setores portadores de futuro – o poder da articulação e os resultados das iniciativas dos ecossistemas de inovação”, no palco Growth Stage, às 14h.