Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

BG Brasil investe no RS

Publicação:

Após meio ano de negociações promovidas pela Sala do Investidor, o Governo do Estado reuniu, nesta quarta-feira (08), no Palácio Piratini, representantes da Ufrgs e da BG Brasil. O encontro serviu para confirmar uma parceria entre a empresa e a universidade, que vai conduzir a pesquisa das Bacias de Campos e de Santos. Orçado em R$ 3,5 milhões, o projeto - focado principalmente na área de Geologia - tem como objetivo avaliar as estruturas sedimentar e sísmica das Bacias.

O presidente da BG Brasil, Nelson Silva, anunciou o acordo em reunião com o governador Tarso Genro. "Desenvolver e fomentar ações em tecnologia é uma das prioridades do nosso Governo", disse o chefe do Executivo. Tarso acrescentou que a ideia é ampliar os investimentos da empresa no RS.

O convênio vai garantir os estudos da geologia do Pré-Sal nas Bacias de Campos e de Santos. Silva afirmou que a empresa decidiu pela Ufrgs por conta da capacidade na área de Geologia. "Pesou na escolha da universidade gaúcha o fato de ser um centro de excelência, o que foi, sem dúvida, nosso maior motivador", destacou.
Já o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, afirmou que o investimento consolida todo um trabalho de articulação do Governo do Estado junto à companhia, iniciado em 2011, a fim de garantir a construção de parcerias, tanto para fomentar a qualificação da mão-de-obra como para o desenvolvimento de pesquisas. "O Rio Grande do Sul quer ser um parceiro estratégico da BG Brasil em seu programa de investimentos no país", reiterou.

Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov destacou a qualificação da mão de obra gaúcha. "O melhor ativo que o RS possui é a inteligência. A partir da concretização dessa parceria, o Estado pretende estender os convênios a outras universidades gaúchas", disse. A confirmação da parceria consolida o trabalho de articulação promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

Projeto
O Projeto - o "Estudo Integrado Estratigráfico-Sedimentológico-Petrológico da Seção Rifte das Bacias de Santos e de Campos, ao leste do Brasil" focará no desenvenvolvimento de mapas de fáceis, modelos depositários e reconstruções paleogeográficas da seção Rifte das Bacias de Campos e Santos, a partir de combinações de sísmicas 2D e 3D, dados gravimétricos e magnométricos, informações de fios condutores (wirelines) e recortes de seções.

O programa terá duração de dois anos e meio. Nos seis primeiros meses, entre março e agosto, será montada a estrutura necessária para realização da pesquisa. A BG Brasil financiará a construção de um laboratório de alta tecnologia dedicado a interpretação sísmica, dentro do campus da UFRGS, com estações de trabalho de ponta, servidor de dados seguro, instalações para visualização, além de equipamentos para vídeo-conferência que irão permitir a comunicação dos pesquisadores com a equipe da BG Brasil, que acompanhará o projeto do Centro de Tecnologia Global do BG Group, no Rio de Janeiro.

Quatro pesquisadores do Programa de Geologia do Petróleo do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de dois alunos de graduação e dois de mestrado, liderados pela Professora Karin Goldberg da UFRGS, se dedicarão à pesquisa. Outros dois pesquisadores da University of Aberdeen, do Reino Unido, atuarão como consultores.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico