Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

BRDE lança Cartão BNDES/BRDE e renova logomarca

Publicação:

2013091216345320130912122034brde6556as120913.jpg
O titular da SDPI, Mauro Knijnik, fez sua carreia profissional no BRDE - Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é o primeiro banco público de fomento do país a trabalhar com o Cartão BNDES. O lançamento aconteceu hoje, em Porto Alegre, com a presença do governador Tarso Genro, que ressaltou a importância do banco no desenvolvimento do Estado. “A equipe técnica do BRDE tem papel fundamental neste projeto”, declarou. O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, e o diretor do BNDES, Maurício Borges, também participaram do evento. O BRDE tem cerca de 1,8 mil micros, pequenas  e médias empresas em sua carteira, que podem se beneficiar do cartão.

Além do novo instrumento de acesso a crédito, o banco também apresentou sua nova logomarca e fez uma homenagem ao ex-governador Leonel de Moura Brizola, um dos fundadores da instituição, ao lado dos governadores de Santa Catarina, Celso Ramos, e do Paraná, Ney Braga. A agência de Porto Alegre foi batizada com o nome de Brizola, iniciativa elogiada pelo secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik. “Nada mais justo, já que foi Brizola quem concebeu a ideia de um banco de desenvolvimento gaúcho. Ideia inovadora, assim como sua obra neste Estado”, frisou. A deputada estadual Juliana Brizola, neta do ex-governador, fez um discurso emocionado sobre a trajetória do avô.

O presidente do BRDE, Carlos Henrique Horn, ressaltou que o Cartão BNDES/BRDE se inscreve nas ações da Política da Economia da Cooperação, como instrumento do Programa de Arranjos Produtivos Locais – o BRDE é agente financeiro do recém-criado Fundo APL – e também do Programa de Extensão Produtiva e Inovação, que busca apoiar os empreendimentos de menor porte por meio de ampla cooperação entre o Estado e as instituições universitárias gaúchas.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico