Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Comitiva da Província de Shiga visita o Rio Grande do Sul

Reunião tratou das comemorações dos 45 anos de parceria e cooperação técnica entre os estados gaúcho e japonês

Publicação:

WhatsApp Image 2025 01 20 at 17 42 51 (1)
RS e província de Shiga são tem relações de irmandade e neste ano completa 45 anos de cooperação - Foto: Eliezer Falcão/Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

ma comitiva da província japonesa de Shiga está no Rio Grande do Sul até o dia  22 de janeiro para manter  contatos institucionais e organizar atividades comemorativas que marcam os 45 anos de irmanamento com o Estado. Nesta segunda-feira (20/1), o grupo foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, para uma reunião que também tratou de assuntos de cooperação técnica entre as duas localidades.

Secretário Ernani Polo recebe a comitiva da província de Shiga na Sedec
Secretário Ernani Polo recebe a comitiva da província de Shiga na Sedec - Foto: Eliezer Falcão/ Ascom Sedec

 
Desde 1980, a Sedec é a responsável pela manutenção do convênio de fraternidade entre o RS e a província de Shiga. Para o secretário Polo, a visita criou um ambiente de integração entre os estados. "Além de estreitar as relações institucionais, vamos identificar setores onde podemos trabalhar pontualmente para avançar em parcerias e em oportunidades de investimento", disse Polo. O titular da Sedec também explicou que, além da estrutura da secretaria, por meio do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), que prospecta e mantém essas relações institucionais, há também a Invest RS, que pode fazer as interlocuções para ampliar e potencializar as relações comerciais.

O diretor de Assuntos Internacionais da Província de Shiga, Suguru Ogino, lembrou a visita do governador Eduardo Leite à Shiga, durante a missão à Ásia, em novembro do ano passado. Ogino sente que este foi um grande passo para aprimorar os laços com o RS e disse que o objetivo é continuar caminhando na direção de aprimorar os intercâmbios. Transição energética  e prevenção de desastres foram tópicos abordados por Polo e pela comitiva como setores em que pode haver colaboração.


Calendário de eventos

Durante as discussões sobre os 45 anos da irmandade entre os Estados, foi cogitada uma possível vinda do governador de Shiga, Taizō Mikazuki,  para o RS em novembro. Uma data específica para a comemoração ainda será marcada, mas os preparativos já estão em andamento.

Outro evento tratado foi a Osaka Kansai Expo, feira que ocorre entre os meses de abril e setembro, e espera receber 28 milhões de visitantes de todo o mundo. Com o tema "Projetando a sociedade futura para nossas vidas", o evento terá foco em como a tecnologia pode ser utilizada para enfrentar desafios globais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Está programada para este ano uma visita do representante da exposição ao Estado.

O Dia dos Grandes Lagos, em agosto, também foi pauta. Neste mês, no dia 27, governos de países como Japão, China, Estados Unidos e Austrália destacarão a importância dos grandes lagos localizados em seus territórios. No RS, a extensão de água a ser destacada é a Lagoa dos Patos.

Acompanhados pela coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas da Sedec, Astrid Schünemann, e pelo chefe do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, cônsul Shimizu Kazuyoshi, a comitiva ainda tem agendas com o governador Eduardo Leite, entre outras. Também estão programadas visitas a empresas japonesas instaladas no Estado e um encontro com a Associação dos Amigos de Shiga.


Participaram da reunião o diretor do DPCI, Evaldo da Silva Junior, o diretor adjunto, Sebastian Watenberg, o assessor para Assuntos de Irmanamento Yuta Matsubara, e o assessor Diego Souza.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico