Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Comitiva do governo gaúcho se reúne com agências de investimentos do Sul e Sudeste

Evento aconteceu em Curitiba para troca de experiências a fim de desenvolver novas iniciativas no RS.

Publicação:

WhatsApp Image 2023 02 03 at 11 53 51
Comitiva gaúcha realiza visita ao Paraná para debater pautas sobre investimentos no Rio Grande do Sul
Por ASCOM SEDEC - Patrick Borges

O Governo do Rio Grande do Sul, na companhia de representantes da iniciativa privada, participou de eventos em Curitiba com a presença de secretarias estaduais de desenvolvimento econômico e agências de atração de investimentos e abertura de mercados, como as agências Invest RS, Invest Paraná, Invest Santa Catarina, Invest São Paulo e Invest Minas. O Secretário do Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul também esteve presente.

Na comitiva gaúcha estavam o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, o diretor da SEDEC Roger Pozzi, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Petry, CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer e e equipes técnicas da Fiergs, Fecomercio e Federasul.

As pautas do encontro

Aproximar e integrar o Estado com os empreendedores, buscando estruturar aqui no RS uma organização para fortalecer mais a atração por investimentos e focar com mais força na abertura de novos mercados, potencializando dessa forma a produção gaúcha. Paraná e Minas Gerais já possuem essa estrutura definida.

"Foi um encontro produtivo com muita troca de experiências dos trabalhos feitos pelas agências de desenvolvimento de outros Estados. Esse evento foi o primeiro e será dado continuidade para o debate com a finalidade de avançar conjuntamente nas pautas comuns em termos de desenvolvimento.

O próximo encontro será em Porto Alegre durante o South Summith, uma sugestão nossa que foi acatada ." explica o secretário de desenvolvimento econômico Ernani Polo.

"No Brasil e no mundo existem vários modelos de agências para atração de investimentos. Precisamos encontrar o nosso e construir no Rio Grande do Sul. Mas com certeza a opção mais eficiente é a da parceria público privada. Com divisão de responsabilidades mas com atuação conjunta", afirma o CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer.

"Uma importante oportunidade de ainhamento com o que já existe realizado com as agências de desenvolvimento de fora do RS. É o inicio de um movimento para se reestruturem e atuar em conjunto, porém é preciso uma continuidade com pautas definidas para avançarmos concretamente ", diz Gilberto Petry, presidente da Fiergs.

"Foram dois dias de muito networking, muito aprendizado e de muita troca de informação. Já fazemos um belo trabalho aqui e temos agora um dever de casa de avaliar aquilo que podemos evoluir para sermos ainda mais atrativos aos investidores. Importante dizer que fomos muito bem recepcionados pelos anfitriões (Bekin da InvestParaná e Wilson Bely do BRDE) e que devemos manter uma agenda ativa de encontros", diz Altair Antônio Toledo, diretor da Federasul.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico