Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Comitiva gaúcha liderada pelo governo do RS volta da Índia com balanço positivo

Agenda focou na abertura do mercado indiano para bebidas gaúchas

Publicação:

Foto na indusfood
Entre 5 e 11 de janeiro, o grupo participou da Indusfood e divulgou produtos do Estado para o país asiático - Foto: Divulgação Sedec
Por Ascom Sedec / Edição: Secom

A primeira agenda internacional do governo gaúcho em 2025, em Nova Delhi, capital indiana, foi concluída com o principal objetivo alcançado: prospectar este mercado para sucos, espumantes e vinhos produzidos no Rio Grande do Sul. Entre 5 e 11 de janeiro, uma comitiva gaúcha, liderada pelo governo estadual, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec),  esteve  no país asiático para participar da feira de alimentos e bebidas Indusfood, divulgar produtos gaúchos para o mercado indiano, promover a abertura de mercados e estabelecer parcerias comerciais. Além da Sedec, integraram o grupo a Secretaria de Turismo (Setur), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) e da Invest RS, além de empresários do setor vitivinícola e de fruticultura.

O roteiro à Índia é um desdobramento da missão oficial do Estado ao país, coordenada pelo vice-governador Gabriel Souza, em novembro de 2024. Na ocasião, os indianos demonstraram interesse nos produtos gaúchos, criando a oportunidade para que representantes do governo e de empresas do Estado voltassem para divulgar os vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Rio Grande do Sul. Maçã, erva-mate e azeite de oliva produzidos no Estado, além do enoturismo, foram apresentados aos investidores indianos com a finalidade de mostrar a diversidade de itens e de atividades oferecidas pelo Rio Grande do Sul.

O titular da Sedec, Ernani Polo, avaliou que essa aproximação com a Índia potencializa oportunidades de negócios.  “A primeira agenda internacional da Sedec teve um saldo muito positivo, cumprindo seu objetivo de promover a internacionalização dos produtos gaúchos. Continuaremos com esse movimento de consolidação da presença gaúcha nos mercados externos estratégicos, trabalhando de forma conjunta com a Invest RS para avançar no desenvolvimento socioeconômico, que é uma das diretrizes do governo do Estado, por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável”, disse.

O diretor-adjunto do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Sebastian Watenberg, que esteve à frente da delegação, pontuou que, além de firmar parcerias comerciais e promover a produção gaúcha, a viagem constitui uma base para fins de estudo e pesquisa de mercado. Isso permitirá conhecer melhor os hábitos de consumo da população indiana para identificar quais são os produtos que se adequam melhor a esse público. “O aumento do consumo de vinho na Índia  é recente e a maioria da população ainda não tem um paladar mais apurado para a bebida. Ir até o país nos fez entender o gosto do indiano, que é por uma variedade mais frutada e não tão seca. E compreender que preço, para eles, ainda é o fator primordial no processo de decisão de compra”, explicou.

O deputado estadual Guilherme Pasin, que representou a ALRS, avaliou a presença gaúcha na Índia de forma positiva e reforçou o apoio da Assembleia. “Este é um mercado que pode ser uma realidade para o setor do vinho, suco de uva, espumantes e maçã. O país oferece condições adequadas para que os nossos produtos ganhem não só a Índia, mas também o continente asiático. A ALRS, presente, garante lastro jurídico e legal, além de compreensão no quesito competitividade para nossos produtos. De forma muito particular, representando o setor vitivinicultor na Assembleia, considero a missão um grande sucesso”, afirmou.  

Agendas na Índia

  • Participação na Indusfood

O Rio Grande do Sul foi o único estado da América Latina a participar da Indusfood 2025, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Ásia. Em sua primeira participação no evento, o Estado apresentou a produção gaúcha de vinhos, suco de uva, espumantes e maçã, a fim de oportunizar a entrada desses itens no mercado asiático. Watenberg comentou que o estande do Rio Grande do Sul chamou a atenção. “Tivemos uma grande movimentação, com muitas pessoas interessadas em conhecer os produtos do Estado”, disse.

Durante o evento, o governo gaúcho reforçou o convite aos indianos para visitar a Wine South America 2025, feira de negócios do vinho, de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves.

  • Expodireto Cotrijal

A agenda da comitiva gaúcha no país contou com um encontro com o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega, e com o adido agrícola da embaixada, Angelo de Queiroz Maurício. Durante a reunião foram tratadas as potenciais colaborações entre o país asiático e o Rio Grande do Sul e a apresentação de produtos gaúchos para o mercado indiano. Na ocasião, foi alinhada a presença de delegações indianas na Expodireto, em Não-Me-Toque, que ocorre em março.

  • Invest Índia

A comitiva gaúcha liderada visitou a Invest Índia, agência de promoção de investimentos do país. Na ocasião, o grupo falou da Invest RS, discutiu futuras parcerias entre as agências e compartilhou informações sobre os mercados gaúcho e indiano.

  • Degustação na Embaixada Brasileira

A Sedec também organizou na embaixada uma degustação de suco de uva, espumantes e vinhos para representantes da imprensa indiana e empresários locais, para proporcionar mais contato com o setor gaúcho de bebidas. “A ação foi vista com bons olhos e agradou o paladar dos indianos, o que aumenta a possibilidade de voltar ao Estado com negócios consolidados”, disse Watenberg.

  • Gastronomia indiana

A última agenda da comitiva gaúcha foi no Indian Institute Of Culinary Arts, instituição de treinamento de chefs e um hub de conhecimento e centro de influência para projetos culinários e gastronômicos.

Integrantes da comitiva

  • Sebastian Watenberg - Diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sedec
  • Fabíola Boscaíne Lopes - Chefe de Divisão de Inspeção de Produção de Produtos de Origem Vegetal da Seapi
  • Rodrigo Schnitzer - Diretor-geral da Setur
  • Fabrício Forest - Diretor da InvestRS
  • Guilherme Pasin - Deputado estadual
  • Daniel Panizzi - Presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
  • Raquele Vieira Flores - International Executive Famiglia Valduga
  • Giorgia Mezacasa Forest - Supervisora de Exportação da Aurora
  • Everton Milani - Gerente Administrativo Corporativo da Tecnovin/Suvalan/ Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi)
  • Moisés Lopes de Albuquerque - CEO da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM)
  • Silvia Peruzzi Lorenzini - Gerente de Vendas da Tecnovin/Suvalan
Secretaria de Desenvolvimento Econômico