Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Delegação da Arábia Saudita que veio ao Brasil envia representantes ao RS

Árabes estiveram em Porto Alegre, Triunfo e Montenegro para avaliar oportunidades de investimentos

Publicação:

Governador Eduardo Leite e o vice, Gabriel Souza, receberam comitiva árabe
Governador Eduardo Leite, o vice, Gabriel Souza, e o secretário Ernani Polo receberam comitiva árabe - Foto: Alexandre Farina
Por Taís Teixeira / Ascom Sedec

A visita da delegação da Arábia Saudita ao Rio Grande do Sul terminou nesta sexta-feira (4/8). O grupo chegou quinta-feira (3/8) pela manhã e foi recepcionado pelo governador Eduardo Leite, vice-governador Gabriel Souza e secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. Na sequência, seguiu para o Polo Petroquímico e o Terminal Santa Clara, ambos em Triunfo, e ao Polo Químico, em Montenegro. Na sexta-feira (4/8), houve uma agenda robusta, que começou com apresentação de dados da estrutura portuária gaúcha, reunião com lideranças da Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema), encontro na Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), terminando os compromissos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), onde o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, apresentou a palestra “O Brasil na Rota no Desenvolvimento Econômico e Social”.

Secretário Ernani Polo e ministro Khalid Al-Falih em reunião em São Paulo
Secretário Ernani Polo e ministro Khalid Al-Falih em reunião em São Paulo - Foto: Joel Vargas

O interesse em conhecer o RS surgiu a partir de uma reunião mediada pelo secretário da Sedec, Ernani Polo, que foi até São Paulo, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza e do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, para encontrar o ministro de Investimentos saudita, Khalid Al-Falih. A comitiva estava na capital paulista para a sétima edição do Fórum de Investimento Brasil-Arábia Saudita, com cerca de 150 integrantes, assinando 25 acordos bilaterais. "Aproveitando a estada dos árabes no Brasil, busquei uma agenda com a comitiva para expor as potencialidades do Estado em infraestrutura, energia renovável e nos setores químico e petroquímico para atração de investimentos, já que o RS é um grande fornecedor de proteína animal para o mercado saudita, relação que pode ser ampliada”, afirmou.

ㅤ
Grupo árabe visita Polo Químico, em Montenegro - Foto: Alexandre Farina

Polo também considera que a designação de uma comitiva para o Estado indica a relevância do RS para esses investidores. “No Fórum Investimentos Brasil-Arábia Saudita, o ministro saudita Khalid Al-Falih disse que tem expectativa em investir em energia verde e segurança alimentar no Brasil, áreas em que o Rio Grande do Sul pode oferecer oportunidades de negócios. Temos também a proximidade com os países do Mercosul, o que torna o Estado um caminho interessante para investimentos na área de transportes”, salientou.

Grupo árabe em reunião com a Portos RS
Grupo árabe em reunião com a Portos RS - Foto: Alexandre Farina

O gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, que fez a explanação da infraestrutura portuárias atual, avaliou o encontro positivamente. “Identificamos uma série de oportunidades onde a comunidade da Arábia Saudita pode investir no Rio Grande do Sul, em especial na produção de fertilizantes, importação de grãos e na área de químicos”, mencionou. Estima também destacou a pujança do complexo portuário, que hoje conta com 22 terminais privados, que atua em todas as áreas. “Passam pelo porto 30% da economia do Rio Grande do Sul, se comunicando com 70 países”, salientou. O gestor realçou áreas passíveis de investimentos. “Nos distritos industriais estruturados, distritos industriais com arrendamento de pavilhões para criação de novos terminais, ou seja, são inúmeras as possibilidades dentro do Rio Grande do Sul. A própria aquisição ou joint venture de se associar a grupos, que têm terminais no Rio Grande do Sul, tem áreas de armazenamento que poderiam, com injeção de recursos, acelerar o processo de seus investimentos”, exemplificou.

ㅤDelegação árabe visita Associação Gaúcha de Avicultura
Delegação árabe visita Associação Gaúcha de Avicultura - Foto: Taís Teixeira

O grupo ainda teve reunião com o secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, e com o diretor de Energia da Sema, Rodrigo Martins Huguenin, que apresentaram possibilidades de energias convencionais e renováveis. Na Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), o tema foi exportação de aves para o país, que já é um grande consumidor do produto fabricado no Estado.



O diretor do Departamento Promoção Comercial e Relações Institucionais (DPCI), Evaldo da Silva Júnior, acompanhou o grupo durante os dois dias no Estado. O analista Jurídico da Procuradoria Setorial da Procuradoria Geral do Estado junto à Sedec, Vinícius Winter, participou das reuniões da manhã sexta-feira (4/8) e a assessora do DPCI, Astrid Schünemann, acompanhou todo o roteiro do dia.


Árabes incluíram RS na visita à América Latina

O diretor do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita, Walled S. AlRubaie, responsável pela comitiva destacada para o Estado, enfatizou que foi a primeira visita dele à América Latina, que começou pelo Brasil. “Nós estamos no país há uma semana, procurando por oportunidades de cooperação e potencialidades para investimentos em diferentes setores de colaboração com indústrias, mineração, alimentos, assim por diante”, esclareceu.

Como o Brasil faz parte do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 20 maiores economias do mundo, e vai assumir a presidência em dezembro deste ano, o diretor analisa que é muito importante progredir e avançar nessas áreas. “O comércio entre os dois países é, em média, de US$ 8 bilhões, e exportação, em 2020, foi em torno de US$ 4,5 bilhões, principalmente em minérios e fertilizantes. Já a importação da Arábia Saudita para o Brasil, foi principalmente de alimentos, carnes e proteína animal. Esse relacionamento existe há mais de 50 anos”, confirmou.

AlRubaie relatou que na visita a São Paulo, o trabalho teve foco principalmente na área de químicos e com as autoridades de portos e armazéns. “A Arábia está sendo bastante ativa nas áreas de energias renováveis e limpas e em descarbonização, setores que também podem ser explorados com parceiros brasileiros”, pontuou. Dessa forma, comentou que há grandes potencialidades no que foi visto no Rio Grande do Sul, tanto na parte química, quanto na parte de portos. “Vamos trabalhar debruçados nas informações recebidas para avaliar a criação de planos de negócios e de novas parcerias. O Brasil está colocado como sexto país produtor de petroquímicos e indústrias do mundo, e essa posição é importante para nós”, firmou.

Conforme o diretor do DPCI, Evaldo da Silva Júnior, está prevista uma delegação do governo do RS para a Arábia Saudita em outubro deste ano. “Até lá, o governo do RS e o governo saudita irão analisar formas de avançar nas áreas econômicas incluídas nesta visitação”, projetou.

 

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico