Emirados Árabes quer aumentar importação de proteína animal do RS
Secretário Ernani Polo conversou com o representante do país sobre abertura de mercado no Estado
Publicação:

A semana começou com prospecção de negócios. O vice-diretor do Ministério da Saúde dos Emirados Árabes, o sheik Abdallah Al Kindi, conversou com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), Ernani Polo, nesta segunda-feira (13), no gabinete da secretaria. A liderança estava acompanhada do diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo Silva Júnior, que acompanhou AL Kind durante a 23ª Expodireto 2023, de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque, onde o sheik esteve pela primeira vez e fechou o primeiro negócio no Brasil com uma empresa paulista, que resultou na compra de um suplemento veterinário o qual promete aumentar em 30% a produção de leite.
O sheik, que também é Ceo de duas feiras internacionais sobre fármacos, medicamentos veterinários e alimentos e tem representação da Europa, ficou impressionado com o maquinário agrícola que conheceu na feira. Além disso, quer comprar carne de aves e de bovinos dos frigoríficos com plantas no Estado que seguem as normas do abate halal, ampliando a abertura de mercados para esses setores. Atualmente, seis frigoríficos fazem abate halal de bovinos e 18 de aves, abastecendo este mercado. Abdallah Al Kindi ficou muito satisfeito com a visita técnica feita no sábado à Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha. " A pandemia nos mostrou que precisamos estocar alimentos e nos interessa importar o arroz brasileiro assim como a tecnologia brasileira, pois o país é uma referência no mundo na agropecuária", disse, ressaltando que "uma coisa é ouvir e outra é ver", destacando o quanto estava entusiasmado com o que estava conhecendo sobre a tecnologia agrícola no RS.
O secretário da Sedec, Ernani Polo, destacou que há interesse em estreitar as relações comerciais com o Oriente Médio. "Temos uma produção qualificada de alimentos e tecnologia primorosa para manejo de diversas culturas agrícolas e podemos viabilizar negócios que vão trazer pujança econômica para o RS", ressaltou. Ainda está prevista na agenda visita a outros frigoríficos , já que a intenção é importar cerca de 40 toneladas por mês de carne de aves e bovinos abatidos pelas exigências do mercado halal.