Empresários da Polônia querem abrir mercado com segmentos industriais do RS
Reunião teve como tema parcerias, comércio bilateral e a possibilidade de cooperações, convênios e intercâmbios entre países
Publicação:

Tecnologia da Informação, Transportes , agronegócio e gestão ambiental. Essas são algumas das áreas de interesse das oito empresas polonesas que estiveram na na manhã desta terça-feira (28),) para a conferência "Oportunidades de Negócios Polônia-Brasil: internacionalização de startups, pequenas e médias empresas" com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec-RS). É a primeira vez que o grupo está no Brasil e decidiu vir para o Rio Grande do Sul para participar do South Summit 2023. A comitiva composta por oito empresas de diversos segmentos busca a internacionalização de startups, pequenas e médias empresas. O grupo permanece até sexta-feira (31).
A Polônia é membro da União Europeia e tem 38 milhões de habitantes, sendo a 6ª maior economia da União Europeia.O gerente do escritório de comércio exterior da agência polonesa no Brasil, Paulo Szeptycki, disse que a escolha pelo Estado se deve a uma seleção de bons negócios. "Identificamos oportunidades muito boas. Temos conhecimento de que do South Summit congrega um grande número de empresários e investidores brasileiros ,além das empresas de fora, e achamos que seria melhor estar aqui para promover o grupo de empresários na primeira vinda ao Brasil, explica.
O secretário da Sedec, Ernani Polo, fez abertura do evento, destacou as indústrias gaúchas e disse que há interesse em ampliar as relações comerciais do Estado com outros países. "Temos muitos setores fortes na indústria gaúcha, como de proteína animal, e queremos expandir as possibilidades de negócios que proporcionem avanço para o Estado, refletindo-se em melhorias para a população gaúcha", destaca. O encarregado de negócios da embaixada da Polônia no Brasil,Maciej Brodowicz, fez auma explanação sobre os interesses dos poloneses no RS.
As empresas que integram a comitiva são:
1) Invento Capital, iniciativa que apoia startups em sua expansão para mercados internacionais;
2) Medcom: um dos principais fabricantes de dispositivos eletrônicos de alta potência do mundo. Há mais de 30 anos, fornece soluções de suporte a sistemas avançados de transporte público e sistemas de fornecimento de energia para instalações industriais e o setor de energia;
3) SmokeD: oferece soluções de detecção de incêndios florestais que integram detectores remotos, câmeras de incêndio e drones;
4) Billenium: empresa global de TI com quase 2 mil engenheiros localizados em três continentes, que oferece um produto para assinar contratos e verificar a identidade de seus clientes ou novos funcionários no Microsoft Teams.
5) Insignes Lab: ajuda agricultores a produzir alimentos de alta qualidade em todos os cantos do mundo;
6) Envirly: ajuda as organizações a executarem suas operações de maneira sustentável;
7) Humatico: oferece reatores para reciclagem de resíduos orgânicos da indústria agroalimentar e extração de ácidos húmicos e N-P-K deles;
8) Planet Heroes: uma plataforma de crowdfunding que visa apoiar indivíduos e organizações que desenvolvem ações de limpeza do lixo em áreas urbanas e naturais.
Também participaram do encontro o secretário adjunto de desenvolvimento econômico, Derly Fialho, o diretor de desenvolvimento econômico, Dário Giovanella, os servidores do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, José dos Santos Rosa de Oliveira, Greize Pohlmann, Astrid Schunemann e Ana Beatriz Fett Dixon. Representando a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), esteve presente o assessor especial de Assuntos Jurídicos e de Desburocratização, Magnum Eltz.