Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Estado participa de evento internacional de proteína animal

Publicação:

Durante o evento foi feito um apelo para a situação do RS, em razão das enchentes, não seja esquecida
Durante o evento foi feito um apelo para a situação do RS, em razão das enchentes, não seja esquecida - Foto: Taís Teixeira
Por Ascom / Sedec

O governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o secretário adjunto de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Marcio Madalena, participaram nesta terça-feira (6/8), em São Paulo, da abertura do Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs). O evento reúne especialistas, representantes da cadeia produtiva e líderes do agronegócio dos setores de avicultura, bovinocultura, suinocultura e piscicultura de cultivo para discutir oportunidades de negócios e avanços tecnológicos em suas áreas.

Organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Siavs é o maior evento desta indústria do Brasil. A edição deste ano tem um grande diferencial: marca a mudança da ABPA, que a partir de agora passa a representar todos os setores da proteína animal. Anteriormente, a entidade era focada somente em aves e suínos. A feira espera mais de 25 mil visitantes até seu encerramento, na quinta-feira (8/8), incluindo delegações internacionais. Na última edição, mais de 50 países estiveram representados.

Durante a abertura do evento, que teve a presença dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, falou sobre a importância do setor, que emprega mais de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil, e fez um apelo para que o Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes em maio, não seja esquecido.

O Siavs é o maior evento de proteína animal do Brasil
O Siavs é o maior evento de proteína animal do Brasil - Foto: Taís Teixeira

O governador Eduardo Leite conversou com representantes do setor e ouviu as necessidades dos produtores gaúchos presentes no evento. Ele citou também os focos da doença de Newscastle, identificados em aves comerciais no município de Anta Gorda. "Esse episódio demonstra não a falta de sanidade animal, mas, ao contrário, demonstra sim a capacidade dos nossos serviços de vigilância. Por rotina de acompanhamento e fiscalização, identificaram esse foco, montaram um plano de contingência, colocaram os bloqueios sanitários, fizeram os testes em todos os perímetros e identificaram o isolamento do caso naquele empreendimento, garantindo a sanidade da nossa produção", afirmou Leite.

"Por isso reivindicamos, e este fórum é tão importante para que a gente deixe isso muito claro, justamente o desbloqueio das exportações para os diversos mercados.  Porque este episódio mostra a qualidade, a competência dos nossos serviços veterinários diante de situações e de intercorrências", acrescentou o governador.

O secretário Ernani Polo, que coordena o Grupo de Trabalho (GT) de Proteína Animal, falou sobre o evento: “o Siavs está reunindo especialistas, produtores e investidores nacionais e internacionais para discutir o que há de mais atual na produção de proteína animal e é importante estarmos aqui, tendo em vista a sua relevância para o desenvolvimento econômico do Estado”. Polo destacou que o setor sofreu perdas em razão dos eventos climáticos que atingiram o RS, mas que o governo do Estado está trabalhando em medidas para sua recuperação.

Márcio Madalena também falou sobre os casos de Newcastle e destacou a excelência do Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) no combate à doença no Estado, assim como em outras ocasiões para a prevenção da Influenza Aviária. “A parceria construída pela Secretaria da Agricultura com as entidades ligadas ao setor, assim como o Fundesa, é de extrema importância para a dinâmica das ações e poder agir conjuntamente e minimizar os efeitos que causam na cadeia produtiva. Além disso, temos a expectativa da retirada dos embargos ainda existentes sob os nossos produtos o quanto antes”, ressaltou.

Ao final da solenidade de abertura, as autoridades presentes fizeram uma visita ao estande da Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul (OARS).

Autoridades visitaram o estande da Organização Avícola do RS
Autoridades visitaram o estande da Organização Avícola do RS - Foto: Taís Teixeira

Participaram do primeiro dia de Siavs a senadora Tereza Cristina, os governadores do Paraná, Ratinho Junior, e de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o presidente da Frente Parlamentar de Agropecuária, Pedro Lupion.  

Secretaria de Desenvolvimento Econômico