Estado passa o controle da Sulgás à empresa Compass Gás & Energia
Publicação:

Nesta segunda-feira (03), o Estado passou o controle da Companhia de Gás e Energia do Rio Grande do Sul (Sulgás) à empresa Compass Gás & Energia, que venceu o leilão de privatização da companhia em outubro de 2021, com a oferta de R$ 927.799.896,55. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, esteve no Palácio Piratini onde ocorreu o ato de assinatura do contrato.
“Nossa agenda de transformação do Rio Grande do Sul em um estado mais enxuto, que caiba dentro do seu tamanho, eficiente e com responsabilidade fiscal, vem se concretizando. Precisamos dedicar nossos esforços nas demandas mais necessárias para sociedade nesse momento de recuperação que todo o mundo está vivendo ”, disse o secretário Edson Brum.
O documento de compra e venda de ações foi assinado pelo governador Eduardo Leite, secretário Adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Guilherme Souza, diretor presidente da Sulgás, Carlos Colón e o diretor presidente da empresa Compass Gás & Energia, Nelson Roseira Gomes Neto.
O plano de investimentos por parte da companhia é de cerca de R$ 300 milhões nos próximos cinco anos, podendo aumentar a partir de novas soluções para o suprimento de gás. A Sulgás comercializa gás natural desde 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil. Atualmente, a empresa conta com uma rede de distribuição de aproximadamente 1,4 mil quilômetros, atendendo mais de 68 mil clientes em 42 municípios, com uma média de 2 milhões de metros cúbicos de gás natural distribuídos por dia. A empresa opera os serviços de gás canalizado em modelo de concessão, com vigência até agosto de 2044.
Participaram ainda do evento, que foi transmitido pelos canais oficiais do governo, o secretário-chefe da Casa Civil. Artur Lemos, o deputado Beto Fantinel, representando a Assembleia Legislativa, demais autoridades e representantes da empresa Compass.