Exporta RS vai pela primeira vez na Campanha e Fronteira-Oeste do RS
Programa estadual esteve em Alegrete e Uruguaiana em reuniões com empresários locais
Publicação:

Com o objetivo de consolidar a presença de micro e pequenas empresas gaúchas no mercado internacional, o programa Exporta RS, do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi apresentado pela primeira vez, em oito anos de existência, na Campanha Gaúcha e na Fronteira Oeste. O ingresso nessas regiões aconteceu por Uruguaiana (Fronteira) e Alegrete (Campanha), municípios considerados estratégicos para a interiorização do programa, processo em que são realizados estudos para auxiliar empresas de menor porte a acessar os mercados externos. A equipe do programa está identificando oportunidades a partir das demandas recebidas pelo programa depois da conclusão do roteiro, que foi de 25 e 29 de novembro e também incluiu Santiago e Unistalda para palestras e aberturas de feiras locais.
O Exporta RS participou de reuniões nos Centro Empresarial de Alegrete e na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, quando explicou que executa pesquisas de mercado gratuitamente para pequenas e médias empresas dos mais diversos setores produtivos do Rio Grande do Sul, instrumento que orienta para a entrada em outros países. Os relatórios elaborados mostram um panorama amplo dos potenciais países de interesse para exportação, abastecendo as empresas de informações cruciais para o sucesso das negociações. "Estamos analisando os contatos recebidos primeiro contato de empresas interessadas em ampliar a venda dos seus produtos. São regiões prósperas e que oferecem produtos que que estão no radar de muitos países. Vamos dar andamento a esse trabalho, que é muito importante para o Estado", disse o coordenador do Exporta-RS, Silvio Andriotti.
A equipe também participou da abertura da 1ª Feira do Mel do Vale do Jaguari (Fenamel) e do 25º Seminário Estadual de Apicultura, ambos em Santiago, e da 18ª edição da Feira de Ovinos (Fenovinos) de Unistalda. “Durante esta semana divulgamos não só o Exporta-RS, mas o Fundo Operação Empresa do RS (Fundopem/RS) e os programas do DPCI. Nos colocamos à disposição das cidades visitadas para a realização dos Estudos de Mercado e os Seminários “Caminhos da Exportação 2025” e já recebemos consultas sobre a disponibilidade de visitarmos o interior auxiliando no desenvolvimento econômico das regiões”, explicou o coordenador do Exporta-RS, Silvio Andriotti, que esteve acompanhado da analista de comércio exterior, Margit Knorr, e do assessor de gabinete Marcos Flores, nas reuniões e eventos.
O titular da Sedec, Ernani Polo, destaca a importância do negócio. "Ampliar mercados para as nossas empresas é uma das atribuições da nossa secretaria,que tem como um dos seus executores o Exporta-RS, um programa especial que olha para empresas de menor porte, oferecendo possibilidades de aumentar as chances de negócios e levar os produtos gaúchos para o mundo”, disse.