Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Governador participa do ato de início das obras na Área Industrial de Guaíba

Publicação:

20110708005030siteprqindust210611.jpg
Área Mista em Guaíba onde será instalada a Terex - Foto: Eduardo Seidl / Palácio Piratini

O governador Tarso Genro dá início, nesta segunda-feira (27), às 15h, às obras na Área Industrial de Guaíba. O governo estadual investirá R$ 100 milhões em obras de infraestrutura, como redes de água e energia, qualificação dos acessos, sistemas de esgoto e macrodrenagem nos 932 hectares da área. Sete empresas se instalarão inicialmente, com previsão de gerar mais de 1.500 empregos e investimentos privados de R$ 500 milhões.

A primeira empresa a receber a Licença de Instalação foi a Terex Latin América Comércio de Equipamentos Pesados de Construção Ltda, que está com maquinário trabalhando no terreno de 50 hectares. As duas próximas empresas a começar as obras são a Fate Pneus do Brasil e a Internacional Pet, que fabrica rações para cães.

No ato desta tarde, estarão presentes os diretores das empresas, secretários de governo, autoridades e moradores da região.

Na solenidade, falará o secretário do Conselhão, Marcelo Danéris, historiando as ações do grupo de trabalho que atuou para buscar as soluções para a área. Entre as ações realizadas com a participação do governo estadual, municipal e federal estão a garantia de obras de infraestrutura, licenciamento e adequações legais como a transformação do Distrito Industrial em Zona Mista para indústrias, centros de distribuição e serviços correlatos.

Acompanhamento das obras

Farão pronunciamentos também o Secretário de Desenvolvimento e Promoção de Investimentos, Mauro Knijnik, a Secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, o presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Caio Larréa, o prefeito do município, Henrique Tavares, o presidente do Conselho de Administração da Fate Pneus do Brasil, Arlindo Paludo, o Presidente da Terex Latin América, Jacob Thomas, além do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e o governador Tarso Genro.

Durante o evento, o governador assinará o decreto de criação do Grupo de Trabalho de acompanhamento das obras, que será coordenador pela SDPI.

"O início das obras na Área Industrial de Guaíba é a realização de um antigo sonho dos gaúchos. Vai colocar a região de Guaíba e o Rio Grande do Sul em um novo patamar de desenvolvimento econômico e social", observa Danéris.

Crescimento com sustentabilidade

O Secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, considera o trabalho que resultou no destravamento da Área Industrial um exemplo de ação ágil permitida pela transversalidade. Knijnik destaca, por exemplo, o diálogo mantido pela SDPI com a Secretaria do Meio Ambiente, colocando lado a lado a estrutura governamental ligada ao desenvolvimento e a equipe que administra as questões ambientais e qualificando as decisões tomadas. "É um símbolo da nossa estratégia de desenvolvimento, que concilia a atração de investimentos com a perspectiva ambiental. Não queremos promover o crescimento a qualquer custo", avaliou.

"Até hoje esta área só serviu para discursos e discórdias. A partir do governo Tarso servirá para gerar empregos e oportunidades ao Rio Grande que quer crescer e se desenvolver. Vamos fazer um grande investimento público em infraestrutura, acessos, vias e energia, o que garante a chegada de investimentos no nosso estado", registra o Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

"Efetuar a instalação de empresas na Área Industrial de Guaíba, num prazo de seis meses, representa um Estado que enfrenta um novo e instigante desafio: o de ser protagonista de soluções locais, gerando riquezas, infraestrutura e empregos, em sintonia com o projeto nacional de desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental. Nesse período, foram se edificando símbolos que devem ser reafirmados: como a dinâmica imprimida pelo governo estadual em suas relações internas de transversalidades entre as Secretarias e, externas com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Guaíba, com as empresas investidoras e com o Ministério Público Estadual; como o significado de um Estado atento às expectativas da sociedade e indutor do desenvolvimento com agilidade, eficiência e transparência em suas ações. Também a compreensão coletiva de tratar de maneira sustentável nossos recursos naturais, capitalizar para o país, para as gerações futuras e gerar credibilidade e respeito na sociedade", frisa a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony.

Para o Secretário de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, "a participação direta do Governo do Estado, em especial da Corsan, na viabilização deste empreendimento demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e a importância estratégica da nossa Companhia de Saneamento".

Texto: Stela Pastore

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico