Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Governo do Estado assina memorando de entendimento com o País Basco

Objetivo é promover a cooperação em áreas de interesse mútuo

Publicação:

Assinatura de memorando de entendimento entre Governo do RS e País Basco
Assinatura de memorando de entendimento entre Governo do RS e País Basco - Foto: Alexandre Farina
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

Nesta quinta-feira (29/2), o governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), assinou um memorando de entendimento com o País Basco, da Espanha. A iniciativa visa compartilhar experiências e desenvolver novas possibilidades de cooperação e projetos conjuntos em áreas de interesse mútuo.

O documento assinado contempla a consolidação e expansão de contatos, intercâmbio de melhores práticas políticas e o estímulo a projetos compartilhados no setor eólico, tanto onshore quanto offshore, indústria 4.0, com destaque à inteligência artificial, digitalização e cibersegurança para os setores automotivo e aeronáutico e indústria metalúrgica em todas as suas aplicações, especialmente máquinas-ferramentas. O memorando também inclui a promoção comercial e de inovação entre as partes, além da troca de informações sobre seus mercados, organizações setoriais, centros estratégicos de pesquisa, universidades, competências e experiências.

“Este memorando reforça o trabalho do Estado em buscar oportunidades de negócios diversificadas”, declarou o titular da Sedec Ernani Polo. “É uma troca de contatos, informações e experiências que são extremamente benéficas para o Rio Grande do Sul, pois reafirmam nossa expertise em setores estratégicos e permitem que adquiramos conhecimentos em outras áreas. Vamos aprofundar tratativas especialmente em projetos de energias renováveis e do setor metal-mecânico”, salientou o secretário.

Para o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marcelo Camardelli, este é mais um importante passo do Rio Grande do Sul rumo à transição energética. “Essa é a demonstração de que somos um Estado que está em sinergia com outros países que veem a produção rural e industrial aliadas ao desenvolvimento do meio ambiente”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Meio Ambiente do País Basco, Arantxa Tapia Otaegi, ressaltou que o objetivo do memorando é promover o relacionamento entre empresas do Rio Grande do Sul e do País Basco do setor metalmecânico e da Indústria 4.0, o investimento de empresas bascas no setor de energia eólica no Estado e compartilhar melhores práticas, conhecimentos, experiências, informações e avanços relevantes em I&D e tecnologia, para que ambos os territórios possam beneficiar das oportunidades econômicas. Também destacou que “a ênfase na transição energética, passa pela descarbonização da indústria e dos transportes e pela aposta nas energias renováveis, com particular destaque para a energia eólica, ampliando a colaboração entre territórios, explorando o desenvolvimento de projetos conjuntos, fundamental para que setores como o polo metalmecânico, especialmente máquinas-ferramentas, para assim manter a competitividade internacional”, disse Otaegi.

Também está formalizado no memorando de entendimento a organização e participação em seminários, workshops e reuniões, como forma de compartilhar informações e práticas. Visitas intergovernamentais serão agendadas futuramente para promover ações conjuntas.

Participaram da cerimônia de assinatura a coordenadora da Assessoria do Clima da Sema, Daniela Mueller de Lara, a assessora de gabinete Isa Carla Osterkamp, a diretora do BasqueTrade & Investment, Ainhoa Ondarzabal, e o diretor Iñaki Gambus. Da Sedec, estiveram presentes o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo da Silva Junior, o economista do DPCI, César Rech, e a coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schünemann.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico