Governo do Estado e Sedec integram missão a Europa para prospectar parcerias estratégicas e atração de novos investimentos

Missão liderada pela Famurs terá foco no evento Smart City Expo Word Congress 2022, em Barcelona na Espanha

Imagem do WhatsApp de 2022 11 16 à(s) 14 58 15
Comitiva gaúcha em Barcelona debate cidades inteligentes

Secretaria do Desenvolvimento acompanha missão internacional liderada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na Europa. O grupo, integrado por gestores municipais e representantes do governo do estado, acompanha o evento Smart City Expo Word Congress 2022, o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, que ocorre em Barcelona na Espanha.

A comitiva embarcou na última segunda-feira (14/11). Segundo a organização, o evento terá público estimado em 24 mil visitantes, de 700 cidades diferentes, com mais de mil expositores e 400 palestrantes, alcançando cerca de 140 países. O grupo também promove reuniões com empresas ligadas ao setor da indústria, do transporte urbano, de telecomunicações e tecnologias digitais. A missão internacional se encerra na sexta-feira, 18 de novembro.

O foco principal da comitiva é atrair investimentos e desenvolver parcerias estratégicas nas áreas de inovação, indústria criativa, meio ambiente, transporte, turismo, economia e educação.  De acordo com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico (DDE), Leonardo Marmitt, "essa imersão no ecossistema de inovação de Barcelona junto com a Famurs é uma excelente oportunidade de nos aprofundarmos em temas como sustentabilidade e mobilidade. Uma cidade inteligente propicia maior qualidade de vida para população".

Barcelona é o 5º maior hub de startups da União Europeia, segundo ranking da StartupBlink, uma das mais prestigiadas consultorias internacionais especializadas na análise de ecossistemas de startups. A cidade fica logo atrás de Paris, Berlim, Estocolmo e Amsterdã.