Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Governo do RS lança Missão Israel Agritech 2023 em Porto Alegre

Viagem será de 15 a 19 de outubro e busca conhecimento de tecnologia para agronegócio e agricultura familiar

Publicação:

Sebastian Watenberg, secretário Ernani Polo e Eduardo Fernandez no lançamento da Missão Israel Agritech 2023
Sebastian Watenberg, secretário Ernani Polo e Eduardo Fernandez no lançamento da Missão Israel Agritech 2023 - Foto: Taís Teixeira
Por Taís Teixeira / Ascom Sedec

O Governo do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec), lançou oficialmente a Missão Israel Agritech 2023. A Sedec, em conjunto com o grupo empresarial Lide Rio Grande do Sul e Bril Chamber, (Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria) apresentou a nova rota internacional de negócios na terça-feira (8/8), no Instituto Caldeira, zona Norte de Porto Alegre. O eixo temático da missão é agricultura e o objetivo é formar um grupo de empreendedores para participar desse roteiro, que tem como meta principal promover uma imersão em inovação e tecnologia para agronegócio e agricultura família. A viagem para Israel será de 15 a 19 de outubro, período em que será possível a visitação à Agritech e à 21ª Cúpula Global de Tecnologia Agríocola, em Tel Aviv. A feira é uma das principais de inovação e tecnologia do mundo. Também fazem parte do destino as cidades de  Haifa, Jerusalem e Beer Sheva. Até o momento, a comitiva terá a presença do vice-governador, Gabriel Souza, e do secretário da Sedec, Ernani Polo.

Secretário Ernani Polo destacou a importância das missões internacionais para a agenda de desenvolvimento do Estado
Secretário Ernani Polo destacou a importância das missões internacionais para a agenda de desenvolvimento do Estado - Foto: Taís Teixeira

As missões internacionais fazem parte da agenda de desenvolvimento que o Estado está seguindo Polo salientou que Israel é um destino ligado diretamente à modernização tecnológica agrícola, realidade que dialoga com o Estado, já que 40% do Produto Interno Bruto vem do agronegócio. “O governo do RS segue uma agenda de desenvolvimento que tem como um dos pilares missões internacionais, caminho que viabiliza contato com conhecimento tecnológico para posterior aplicação no Estado, visando atualizar nossos sistemas produtivos e consequentemente melhorar nossos resultados, impulsionando a economia”, disse. Polo também ressaltou a possibilidade de fazer negócios. “Muitas oportunidades surgem desse contato direto que acontece com a presença do governo do RS, favorecendo um ambiente de geração de negócios para os empreendedores e também para o Estado”, comentou.


O diretor regional da BRIL Chamber Sebastian Watenberg, enfatizou que Israel é uma escolha estratégica para um Estado que tem uma forte vocação agrícola, expressa em uma das principais feiras de agronegócio da América Latina,a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer). “O Estado já manifestou o interesse em instalar um centro de desenvolvimento, inovação e tecnologia para o agronegócio no Parque de Exposições Assis Brasil, local onde ocorre a Expointer. Israel dispõe de um mercado de alta eficiência tecnológica para atender esse propósito, bem como para ajudar no desenvolvimento no Estado”, afirmou, realçando os aspectos que tornam essa missão um avanço nas questões agronômicas.


O presidente do LIDE Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, mencionou que o foco dessa missão é a agrotecnologia, o que explica o período de escolha ser o mesmo da Agritech. “Queremos entender quais são as tecnologias que estão voltadas para o agro, de que forma implementar esses benefícios, criar negócios, mostrar o Rio Grande do Sul e também trazer as empresas israelenses para o Estado, estabelecendo uma boa relação entre RS e Israel para melhorar a qualidade do nosso agro”,assinalou.

Participaram do lançamento também do chefe da Seapi, Joel Maraschin, e o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sedec (DPCI), Evaldo da Silva Júnior.


Sobre a Agritech

A Agritech é uma das principais feiras de tecnologias voltadas para o agronegócio e ocorre em Tel Aviv, Israel. A edição deste ano será de 17 a 18 de outubro de 2023. Este evento vai apresentar as mais recentes tecnologias e soluções agrícolas, hídricas e alimentares de 120 empresas líderes globais e 50 startups de agrotecnologia, tecnologia aquática e tecnologia de alimentos em 3 mil metros quadrados de espaço de exposição .
Além disso, a Agritech 2023 oferecerá conferências profissionais com 100 palestrantes de renome mundial e uma plataforma B2B para networking e promoção de joint ventures. Um programa de excursões está disponível para os interessados em explorar os centros de inovação e centros de tecnologia agrícola, hídrica e alimentar de Israel.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico