Grupo Cobra prevê investimento bilionário e geração de mais de 2 mil empregos no RS
Publicação:

No segundo dia da missão internacional, ainda na Espanha, a comitiva governamental gaúcha esteve em reunião com o Grupo Cobra. Nesta terça-feira (5), o secretário de Desenvolvimento Econômico Edson Brum, junto ao governador Eduardo Leite e demais secretários de Estado, foi recepcionado na sede da empresa espanhola pelo presidente Jose Maria Castillo, pelo CEO da Área de Energia, Jose Antonio Fernandez, pelo CEO Brasil, Jaime Llopis e pelo diretor de operações da Cobra Brasil, José Carlos Herranz.
A principal pauta do encontro foi o projeto de instalação de uma termelétrica a gás natural, prevista para o Porto de Rio Grande, na região Sul do Estado. O investimento estimado é de R$ 6 bilhões.
“Para que possamos seguir com a retomada da economia também precisamos pensar em infraestrutura. Não existe desenvolvimento sem energia. Vamos trabalhar para que o projeto se torne realidade e contribua ainda mais com o crescimento do nosso Estado”, avaliou o secretário Brum.
Após a conclusão da análise dos documentos enviados pelo Grupo Cobra, o governo do Estado fará o chamamento para audiência pública, com antecedência de 45 dias. O projeto proporcionará aproximadamente 2,1 mil postos de trabalho e deve operar com até 14 milhões de metros cúbicos por dia, atendendo toda a demanda do RS até 2030.
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - A comitiva gaúcha participou também da abertura da South Summit 2021, feira de inovação com foco em tecnologia e empreendedorismo. Um dos objetivos do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre é trazer o evento para a capital gaúcha. A feira possui destaque na área de inovação e investimentos e estima-se cerca de R$ 130 bilhões movimentados este ano.
Ainda sobre atração de investimento para o RS, a comitiva visitou a empresa Sacyr. Participaram do encontro pela companhia espanhola o presidente e CEO Manuel Manrique; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Pablo Abril-Martorell; o CEO Rafael Gomez del Río; o CEO Pedro Sigüenza; e o diretor de Desenvolvimento e Negócios José Manuel Loureda.
O grupo Sacyr venceu o leilão de concessão da RSC-287 e, além do interesse no segmento de transportes, possui investimentos na área de saneamento. Logo, o governo tem projetos de possível interesse da empresa, como o de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
O dia foi encerrado na sede da empresa Enerfin, responsável por desenvolver, construir e operar projetos de investimento em energia eólica na Espanha e fora do país. A reunião tratou sobre a expectativa de projetos futuros para o RS na área de geração de energia. No Rio Grande do Sul, a Enerfin é responsável pelo complexo eólico de Osório, cuja potência é de 150 megawatts. A produção anual do complexo é de 364,6 gigawatt-horas.