Grupo de empresários chineses quer ampliar relações comerciais com o RS

Comitiva composta por 17 empresários do país asiático tem interesse em áreas como infraestrutura e logística

Secretário Ernani Polo e diretor Evaldo posam com a consulesa-geral da China no Brasil,Chen Peijie - Foto: Taís Teixeira / ASCOM SEDEC
Por Taís Teixeira / ASCOM SEDEC

O Rio Grande do Sul está no radar de interesse da China. Um grupo composto por 17 empresários chineses, entre eles donos de bancos, participaram de duas agendas de reuniões na segunda-feira (23), em Porto Alegre, com um grupo de industriais gaúchos e com o governo do Estado. O interesse em reforçar as relações comerciais com o Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas em que o Estado tem potencial avançado, estava no centro das discussões. A China é o principal parceiro comercial do RS.

No primeiro momento, o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Evaldo da Silva Júnior, esteve no encontro com empreendedores gaúchos na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Na ocasião, houve trocar de informações entre os representes industriais dos principais segmentos e os asiáticos, visando mapear convergências entre os dois lados. Depois, Silva Júnior seguiu com a comitiva para o Palácio Piratini, onde se juntaram ao governador Eduardo Leite ao secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.

Ao lado da consulesa-geral da China no Brasil, Chen Peijie, e do cônsul consular da China, Li Xiaoming, foram abordadas formas de ampliar a cooperação comercial do país com o Rio Grande do Sul, destacando os setores de inovação, tecnologia, transporte, logística, infraestrutura e energias renováveis. A consulesa-geral, na oportunidade, parabenizou o governador gaúcho pela reeleição histórica e por ser uma jovem liderança alcançando feitos inéditos.
O governador considerou produtiva a reunião e mencionou que o Estado já efetivou importantes negócios com o país asiático e mostrou disposição em abrir para novas possibilidades.
O secretário Ernani Polo enfatizou a importância dos programas desenvolvidos pelo Estado, entre eles as concessões de estradas feitas pelo poder público visando qualificar o serviço, no qual os chineses também manifestaram interesse.

Entre os temas tratados, estão possíveis novas missões à China. Na terça-feira (23), o grupo segue com o diretor da Sedec em outras agendas, como no Instituto Confúcio, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs), que desenvolve algumas ações culturais com a China.