Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Indústrias da região das Missões e RGE debatem aumento de carga elétrica para potencializar produção

Uma das plantas vai ser a primeira no Brasil para fabricação exclusiva de óleo de canola

Publicação:

Reunião tratou de questões de fornecimento de energia na região das Missões
Reunião tratou de questões de fornecimento de energia na região das Missões - Foto: Taís Teixeira / Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

Para potencializar a produção de uma indústria exclusiva de óleo de canola e outra do setor de embalagens localizadas na região das Missões, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, coordenou nesta quarta-feira (16/10) uma reunião entre representantes da concessionária de energia RGE e das empresas Rex Embalagens, de Nova Candelária, e Camera Agroindustrial, de São Luiz Gonzaga. O objetivo foi tratar de questões relacionadas ao fornecimento de energia elétrica para esses empreendimentos, que necessitam de aumento da  carga elétrica para evitar impactos na capacidade operacional.

A fábrica de óleo de canola está em fase de construção com estimativa de término das obras em 2025. O negócio colocará o RS em destaque no cenário nacional ao se lançar como a primeira planta fabril destinada somente à produção de óleo de canola do Brasil. Para garantir o volume de produção, o diretor de Operações, Gerson Muraro, e o supervisor, João Paulo, apresentaram durante a reunião demandas relacionadas ao fornecimento de energia. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, salientou que a nova indústria não beneficiará somente o município, mas toda a região das Missões e o Estado, pelo incentivo à produção de canola.
 
Já o diretor de Operações da Rex, Milton Rodrigues, explicou que as empresas de Nova Candelária passam por momentos de intermitências de energia. O gerente de relacionamento com o poder público da RGE, Cristiano Machado Pires, disse que vai solicitar uma análise para verificar se é uma situação pontual causada pelas intempéries climáticas, ou se é algum problema na rede. Após discutirem as questões técnicas que envolvem o aumento de carga para a região, os representantes da RGE informaram que vão estudar com sua equipe de engenharia o que pode ser feito.  

Polo ressaltou que reuniões como esta mostram como o desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado está atrelado a uma série de fatores que precisam estar em consonância. "Estamos tratando hoje de fornecimento de energia, que é uma das inúmeras condições que são necessárias para a instalação e funcionamento de uma indústria, o que, por consequência, gera renda e empregos. Por essa razão, nós, enquanto secretaria, seguindo as diretrizes do governo do Estado, procuramos auxiliar de todas as maneiras possíveis os empreendedores que vêm nos procurar", disse.    

Participaram da reunião o prefeito eleito de Nova Candelária, Ari Edmundo Roehrs, o chefe do setor de Patrimônio de São Luiz Gonzaga, Jacson  Brandão,  e o relações institucionais e governamentais da RGE, João Vitor Flores de Castro  e as analistas de relacionamento Ana Paula Lunkes e Gecielle Demlimski Silva.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico