Indústrias da região das Missões e RGE debatem aumento de carga elétrica para potencializar produção

Uma das plantas vai ser a primeira no Brasil para fabricação exclusiva de óleo de canola

Reunião tratou de questões de fornecimento de energia na região das Missões
Reunião tratou de questões de fornecimento de energia na região das Missões - Foto: Taís Teixeira / Ascom Sedec
Por Ascom Sedec

Para potencializar a produção de uma indústria exclusiva de óleo de canola e outra do setor de embalagens localizadas na região das Missões, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, coordenou nesta quarta-feira (16/10) uma reunião entre representantes da concessionária de energia RGE e das empresas Rex Embalagens, de Nova Candelária, e Camera Agroindustrial, de São Luiz Gonzaga. O objetivo foi tratar de questões relacionadas ao fornecimento de energia elétrica para esses empreendimentos, que necessitam de aumento da  carga elétrica para evitar impactos na capacidade operacional.

A fábrica de óleo de canola está em fase de construção com estimativa de término das obras em 2025. O negócio colocará o RS em destaque no cenário nacional ao se lançar como a primeira planta fabril destinada somente à produção de óleo de canola do Brasil. Para garantir o volume de produção, o diretor de Operações, Gerson Muraro, e o supervisor, João Paulo, apresentaram durante a reunião demandas relacionadas ao fornecimento de energia. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, salientou que a nova indústria não beneficiará somente o município, mas toda a região das Missões e o Estado, pelo incentivo à produção de canola.

Já o diretor de Operações da Rex, Milton Rodrigues, explicou que as empresas de Nova Candelária passam por momentos de intermitências de energia. O gerente de relacionamento com o poder público da RGE, Cristiano Machado Pires, disse que vai solicitar uma análise para verificar se é uma situação pontual causada pelas intempéries climáticas, ou se é algum problema na rede. Após discutirem as questões técnicas que envolvem o aumento de carga para a região, os representantes da RGE informaram que vão estudar com sua equipe de engenharia o que pode ser feito.

Polo ressaltou que reuniões como esta mostram como o desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado está atrelado a uma série de fatores que precisam estar em consonância. "Estamos tratando hoje de fornecimento de energia, que é uma das inúmeras condições que são necessárias para a instalação e funcionamento de uma indústria, o que, por consequência, gera renda e empregos. Por essa razão, nós, enquanto secretaria, seguindo as diretrizes do governo do Estado, procuramos auxiliar de todas as maneiras possíveis os empreendedores que vêm nos procurar", disse.

Participaram da reunião o prefeito eleito de Nova Candelária, Ari Edmundo Roehrs, o chefe do setor de Patrimônio de São Luiz Gonzaga, Jacson  Brandão,  e o relações institucionais e governamentais da RGE, João Vitor Flores de Castro  e as analistas de relacionamento Ana Paula Lunkes e Gecielle Demlimski Silva.