Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Invest RS assina memorando de entendimento com agência da Malásia

Iniciativa vai permitir a troca de informações e apoio mútuo entre empresas gaúchas e malaias

Publicação:

Grupo de pessoas em pé, homens e mulheres, posam para foto dispostos em semi circulo
Assinatura MOU Malasia e Invest RS
Por Ascom/Sedec com Invest RS

Em mais um movimento de aproximação com a Malásia, a Invest RS assinou nesta terça-feira (6/5), um memorando de entendimento (MOU) com a Malaysia Digital Economy Corporation (Mdec), agência governamental encarregada de promover a indústria e o uso de tecnologias da informação e da economia digital no país asiático. Os termos do acordo estabelecem uma ponte para troca de informações e apoio mútuo para que empresas dos dois países possam explorar oportunidades. A assinatura ocorreu durante um encontro realizado na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), com a presença da secretária Simone Stülp e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. 

Em fevereiro, quando ao lado da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia a Invest RS visitou a Malásia em uma agenda focada em semicondutores, o Mdec colaborou com a organização da agenda e proporcionou à agência gaúcha uma série de agendas com o ecossistema local. O documento foi assinado pelo presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, e pelo CEO do Mdec, Anuar Fariz Fadzil, e divulgado durante a primeira agenda que a comitiva malásia cumpre no Rio Grande do Sul nesta terça e quarta-feira.

Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o acordo com a Malásia confirma o acerto da estratégia de internacionalização da agência. “Estamos agindo de maneira muito estratégica, identificando a oportunidade, indo até país e, a partir disso, construindo um leque maior de interação e aliança, tendo como ponto de partida as inúmeras oportunidades de negócios que só são identificadas quando colocamos o pé na estrada", afirmou Prikladnicki, recordando as agendas realizadas em fevereiro. 

Quatro pessoas em pé, dois homens brancos de terno e duas mulheres, sendo uma asiática, sorriem e posam para a foto segurando uma espécie de placa
Ato de assinatura contou com a participação da Sedec, Sict, Invest RS e a Malaysia Digital Economy Corporation (Mdec)

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Economico, Ernani Polo, estabelecer essa ligação com a Malásia é mais um passo para ampliar a participação do Rio Grande do Sul no mercado internacional, promovendo crescimento das empresas e da economia gaúcha. “A aproximação com países como a Malásia, com expertise de inovação e tecnologia, vai proporcionar o contato das empresas gaúchas com outros mercados. Vai ao encontro do nossos planos para desenvolvimento do Estado gaúcho, promover a economia digital e o investimento nas tecnologias da informação”, destaca Polo.

Na missão à Malásia a Invest RS assinou um termo de engajamento com a empresa Tellescom para instalação de uma fábrica de teste e encapsulamento de semicondutores no Brasil. Além de estimular as trocas e as parcerias neste setor promissor para a economia gaúcha, o acordo assinado nesta terça-feira com o Mdec também prevê o desenvolvimento de negócios em outras áreas estratégicas, incluindo cidades inteligentes, conteúdo digital (games e entretenimento), tecnologia financeira e cibersegurança.

O presidente da Invest RS entende que a Malásia oferece uma oportunidade singular de relacionamento com o Rio Grande do Sul. "Trata-se de um país ideal para o Rio Grande do Sul estreitar relacionamentos por conta de semelhanças e possibilidades de mercado. Aqui, temos um ecossistema de inovação e tecnologia que conversa muito com o malásio. Estivemos lá e verificamos o potencial que existe para tornar a Malásia mais um ponto de relacionamento comercial e de investimentos com a Ásia",  disse Prikladnicki.

Grupo de pessoas em torno de uma mesa de reunião observa uma das integrantes da reunião, uma mulher gesticulando
Assinatura MOU Malasia e Invest RS

Yvonne Yong, chefe da comitiva do Mdec ao Rio Grande do Sul, além das oportunidades locais, a Malásia também é uma porta de entrada para os outros 10 países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). “A Malásia oferece muitas oportunidadess em games, animação, inteligência artificial, semicondutores e cibersegurança. Temos muitos caminhos para trabalhar juntos, abrindo mercado nos dois sentidos”, comentou Yvonne ao final da agenda na Sict.

Durante a reunião na Sict, a secretária Simone Stülp apresentou a política estadual de inovação e o programa Semicondutores RS. “Tivemos a oportunidade de conhecer o ecossistema de semicondutores em Penang, no norte da Malásia, e fizemos conexões valiosas com ambientes de inovação e empresas de tecnologia. Agora, damos o próximo passo nessa relação”, destacou Simone. O governo do Estado prevê um investimento de R$ 70 milhões até 2026 para tornar o Rio Grande do Sul uma referência nacional no setor, com expectativa de projeção no mercado internacional.

A Invest RS é uma agência de desenvolvimento que opera como ferramenta do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, anunciado pelo governo do Estado em outubro de 2024. Atua em cooperação com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, demais órgão de governo e sociedade. A instituição está estruturada para oferecer serviços de inteligência de mercado e apoio a investidores e exportadores, com o objetivo de acelerar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul.

Confira a programação da visita do Rio Grande do Sul:

Terça-feira (6)

11h45 - 13h15: Almoço com a Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi) e outras entidades

13h30 - 15h30: Recepção na Sict, assinatura do acordo de cooperação com a Invest RS e apresentação sobre a parceria

16h-19h: Visita guiada ao Tecnopuc e mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores e games

20h: Jantar

Quarta-feira (7)

8h - 10h30: Visita guiada ao Instituto Caldeira e mesa redonda com empresas e associações das áreas de semicondutores, cidades inteligentes, finanças digitais e agricultura digital.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico