Invest RS entra em nova etapa da estruturação com apoio da McKinsey
Publicação:
Com o apoio da consultoria McKinsey, começaram os trabalhos do chamado Eixo 3 do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que prevê a implementação das ferramentas de gestão e o desenho de processos, produtos e serviços da Invest RS, dentro do Planejamento Estratégico 2025-2026 da agência.
Conforme o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, esta é uma importante etapa do amadurecimento institucional e operacional da agência. “A estruturação de todos os nossos processos, produtos e serviços internos e de um mapa estratégico fará com que a Invest RS tenha clareza de seus objetivos corporativos e para que possamos atuar de forma coesa na implementação da nossa missão, que é fomentar o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial”, explica Prikladnicki.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destaca a importância das etapas anteriores, como a elaboração propriamente dita do Plano e a modelagem da agência. “Na nova fase, é fundamental qualificar o material humano para a operacionalização dos processos, sendo necessário atuar na capacitação de equipes, alinhamento das estratégias de gestão de rotinas de produção para efetivar a estruturação do trabalho junto à máquina pública”, diz Polo.
No primeiro dia de trabalho, na segunda-feira (13/1), houve uma conversa com o diretor para América Latina da South Summit e fundador da consultoria Numerik, Eduardo Lorea. Ele ajudou a atrair o evento South Summit para o Rio Grande do Sul. Depois, foi feita uma revisão inicial do envolvimento da Invest RS com as iniciativas previstas pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. Além disso, a McKinsey recapitulou algumas referências internacionais que serviram de inspiração para a criação da Invest RS, em especial o case da Invest Ontario, do Canadá. A consultoria também apresentou a metodologia com a qual irá ajudar a agência gaúcha a estruturar os serviços definitivos de inteligência e os que serão prestados ao investidor e ao exportador.
Ao longo desta semana, a McKinsey irá aplicar dinâmicas para que a Invest RS conclua a elaboração do seu portfólio, em sintonia com o mapa estratégico desenhado para o funcionamento da agência. “O objetivo é termos todas as ferramentas para gerar resultados visíveis o mais rapidamente possível, tudo a partir de um fundamento estratégico e com prioridades bem definidas”, afirma Prikladnicki.
Nesta terça-feira (14/1), os consultores e a equipe da Invest RS mergulharam nas iniciativas previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, para identificar aquelas em que a Invest RS participa, com o objetivo de converter em projetos com planos de trabalho definidos. A carteira de produtos e serviços da agência está sendo moldada em sintonia com as diretrizes do plano e o propósito de oferecer os melhores serviços ao investidor e ao exportador, além de inteligência de mercado. O acompanhamento da McKinsey irá durar três meses.