Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Junta Comercial do RS comemora 147 anos

Publicação:

A história da Jucis RS é também a da economia gaúcha
A história da Jucis RS é também a da economia gaúcha
Por Ascom Sedec

A Junta Comercial do RS, vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), comemorou, em 24 maio, 147 anos de existência. Responsável pelos registros dos empreendimentos e sociedades empresariais, sua história também é o retrato da economia do Rio Grande do Sul em todos estes anos, uma vez que seus documentos contam parte significativa da história das empresas gaúchas.

Inicialmente, a entidade tinha jurisdição para atuar sobre os atuais territórios do Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, até que estes estados criaram suas próprias Juntas Comerciais. Em 1925, houve a alteração do nome de Junta Comercial de Porto Alegre para Junta Comercial do Rio Grande do Sul. Sempre adaptando seus processos de acordo com a legislação vigente e buscando meios de desburocratizá-los, a Jucis RS tem 100% dos seus serviços de forma online e conta, hoje, com mais de 1,7 milhão de empresas ativas no estado do RS.

Lauren Momback, a primeira mulher a presidir a entidade, fala sobre os 147 anos da entidade. "Como presidente da Junta Comercial do RS, é uma honra estar a frente de uma autarquia que trabalha constantemente pelo empreendedorismo no Rio Grande do Sul. Através de nossos serviços, buscamos fortalecer a economia do Estado, sempre evoluindo nas tecnologias, desburocratizando os processos e procurando prestar um serviço de qualidade e eficiência", disse.

O secretário Ernani Polo, parabenizou a Jucis RS e destacou o importante trabalho realizado pela entidade. "É essencial para o empreendedor do Rio Grande do Sul ter a Junta Comercial ao seu lado. Além de ser responsável pelos processos de registro das empresas, ela é uma grande parceira em todos os momentos em que o empresariado gaúcho necessita", explicou. Citando a difícil situação em que muitos negócios se encontram no Estado, em razão de terem sido afetados pelas enchentes, Polo explica o apoio da Junta. "A Jucis RS tem feito diversas ações para auxiliar os gaúchos, seja com a questão das documentações perdidas, seja com arrecadação de doações. Também tem uma grande participação no levantamento dos prejuízos que está sendo feito pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor, do qual faz parte, realizando o cruzamento das empresas que responderam o questionário com sua base de dados ", pontuou.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico