Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Junta Comercial é o primeiro órgão público do RS a receber o Selo EmFrente, Mulher

Publicação:

Selo é um reconhecimento para engajar os diversos setores da sociedade
Selo é um reconhecimento para engajar os diversos setores da sociedade
Por Ascom Sedec e JucisRS

A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS),  autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é o primeiro órgão público do Estado a receber o Selo EmFrente, Mulher, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do RS, em 7 de agosto de 2024. O Selo foi homologado pelo Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos  (SJCDH),  Fabrício Guazzelli Peruchin.

Criado pela Lei nº 15.916, de 23 de dezembro de 2022, o Selo é conferido às empresas que desenvolvem programas, projetos e ações de forma sistemática e continuada em favor da valorização e do enfrentamento à violência contra as mulheres.

O titular da Sedec, Ernani Polo, parabenizou a JucisRS pela conquista. “A Junta receber este selo é um orgulho e demonstra que, não só o órgão está comprometido com o desenvolvimento de políticas focadas no empreendedorismo feminino, mas também com a situação da mulher na sociedade e sua proteção.     

Segundo o secretário Fabrício Peruchin, o Selo é um reconhecimento para engajar os diversos setores da sociedade. “É fundamental que as empresas e até mesmo os órgãos públicos, se motivem a criar ações e projetos direcionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Sabemos que existem diversos tipos de agressões, tanto no trabalho como no ambiente familiar, então é fundamental que as mulheres possam identificar os atos de violência e conhecer os caminhos para buscarem ajuda”, disse.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo, primeira mulher à frente do Órgão de Registro em 147 anos de fundação, ressalta que a autarquia trabalha no desenvolvimento contínuo de ações em prol das Mulheres, tendo uma política de respeito, equidade e valorização do público feminino. "Priorizamos ações que ajudem empreendedoras a conquistarem seu espaço no ramo empresarial, com independência financeira e incentivo ao empreendedorismo feminino", destaca. 

Lauren, ainda acrescenta que a Junta Comercial do RS conta com o projeto Avança Mulher Empreendedora, lançado no mês de março durante o South Summit Brazil 2024 em Porto Alegre. Ele tem como objetivo capacitar Mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio  de cursos voltados à administração de seus negócios e é formado por cinco pilares: Formalização Capacitação e Gestão do Negócio, Linhas de Crédito, Networking e Empoderamento Feminino.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico