Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Missão RS China chega ao fim com saldo positivo

Delegação gaúcha tratou da ampliação de negócios e fortalecimento das relações comerciais com o Rio Grande do Sul

Publicação:

Comitiva conferiu, em um mercado chinês, a carne do Rio Grande do Sul
Comitiva conferiu, em um mercado chinês, a carne do Rio Grande do Sul - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG
Por Ascom / GVG, Sedec e Seapi

Chegou ao fim, nesta quinta-feira (30/11), a Missão RS China, liderada pelo vice-governador Gabriel Souza e acompanhada pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, pelo adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin. Também participaram da missão equipes técnicas, parlamentares e empresários do setor de proteína animal.

A missão teve como principais objetivos a ampliação de negócios entre o governo estadual e o país asiático, a atração de investimentos e a divulgação dos produtos gaúchos. Outras pautas tratadas foram o reconhecimento do Estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação e a habilitação de novas plantas frigoríficas para ampliar o mercado para a carne gaúcha.

“Nossa presença aqui reforça o canal de diálogo com a China e nos permitiu apresentarmos nossa economia, as potencialidades da nossa geografia e produção agropecuária”, disse o vice-governador. “O resultado mais importante é a sinalização positiva dos agentes chineses em reconhecer o Rio Grande do Sul como estado livre de febre aftosa sem vacinação, abrindo caminho para mais negócios e investimentos para os produtores gaúchos”, destacou. Ele elencou ainda o interesse dos chineses em visitarem o Estado e participarem de eventos, como a Expodireto e a Expointer.

Gabriel destacou as potencialidade do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis
Gabriel destacou as potencialidade do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Estande gaúcho

A delegação gaúcha esteve presente na China International Supply Chain Expo (Cisce). Com viabilização por meio do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais do Estado, da Sedec, o Rio Grande do Sul foi o único Estado brasileiro com estande oficial no evento. Para Polo, isso demonstra a boa aproximação entre o Rio Grande do Sul e a China. Voltada para a cadeia de suprimentos, esta edição da Cisce teve foco em cinco temas: veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e vida saudável.

No evento, o vice-governador participou do Fórum Global de Inovação e Desenvolvimento da Cadeia de Fornecimento, onde fez um discurso sobre a potencialidade do Estado nos setores de proteína animal e energias renováveis.

A comitiva gaúcha também esteve no 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil. Na ocasião, foram assinados dois memorandos de cooperação com o objetivo de promover o comércio bilateral, investimentos na indústria e a troca de conhecimentos entre Rio Grande do Sul e China.

Polo destacou que o balanço da viagem foi positivo, com boas perspectivas de investimento no Estado. Ele também afirmou que, nas reuniões que participaram com investidores e autoridades, é perceptível o quanto os chineses respeitam o que é produzido no Rio Grande do Sul. “Tivemos um retorno muito positivo. Vamos seguir acompanhando todos os encaminhamentos que fizemos na China e, dessa forma, prosseguir com nosso trabalho, com a liderança do governador Eduardo Leite e o vice Gabriel Souza e com todas as secretarias de forma integrada”, ressaltou.

Madalena avaliou como construtivas as agendas realizadas no país asiático. “Temos uma grande expectativa de receber aqui no Rio Grande do Sul uma comitiva chinesa no início do ano que vem. Será uma oportunidade de mostrarmos as condições sanitárias do Estado e quem sabe receber o reconhecimento, por parte da China, do status de zona livre de aftosa sem vacinação, oportunidade para a abertura de novos mercados para a proteína animal gaúcha”, enfatizou.

COP 28

O vice-governador Gabriel Souza, o secretário Polo e uma parte da comitiva gaúcha seguem para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). Na pauta, está a busca por investimentos para projetos no Estado, além da participação em debates sobre o futuro sustentável do planeta.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico