Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Parceria da SPDI com entidades garante estande coletivo do RS na Francal 2011

Publicação:

O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, representou o Governo do Estado na abertura da 43ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal 2011), em São Paulo, nesta segunda-feira (27). A participação do Rio Grande do Sul é coletiva, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV).

Lopes afirmou que a Feira retrata o crescimento do setor de calçados no Brasil. Ele reforçou a importância do Estado como maior expoente nacional da produção de calçados e a expressiva presença de empresas gaúchas na grande feira setorial do País. O gestor coordena o grupo de trabalho, criado na SPDI, responsável por traçar um plano de competitividade para o setor calçadista gaúcho.

Ao destacar o trabalho da Secretaria na Feira, Lopes disse que a Francal permite às empresas estreitar relacionamentos e aprofundar as suas estratégias de desenvolvimento mercadológico. "Uma das saídas para o crescimento do setor é apostar em design e em inovações tecnológicas. E para isso a participação na Feira é fundamental", afirmou. A expectativa dos expositores para a edição deste ano é de superar em cerca de 10% o valor dos negócios fechados em 2010, que chegou a casa dos R$ 8,1 milhões. No último ano, durante os quatro dias de realização, os empreendedores do couro e do calçado fecharam 2.423 negócios e encaminharam outros 2.373.

O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, comemorou os expressivos números do setor coureiro-calçadista e o excepcional momento vivido pelo Brasil. "Temos mais de 1 milhão de empregos diretos em toda a cadeia produtiva, incluindo o varejo, e mais de R$ 50 bilhões movimentados na inter-relação setorial, na exportação e na ponta do consumo interno", destacou.

O Sebrae/RS foi representado na abertura por seu superintendente, Léo Hainzenreder, e a ACI-NH/CB/EV, pela presidente, Fátima Daudt. Para o superintendente do Sebrae-RS, a feira abre excelentes perspectivas para as pequenas empresas, pois coleção primavera-verão desperta maior interesse do mercado nacional. Já presidente da ACI, Fátima Daudt, falou que o estande coletivo gaúcho "é uma grande iniciativa, que foi pioneira em feiras. É uma oportunidade para micro e pequenos empresários do setor mostrarem suas produções".

As empresas presentes no estande coletivo do Rio Grande do Sul são: Aléxia Fernanda, Ana Flex, Ana Vitória, Ana Vitória Fashion, Anna Oliveira, Art Kourus, Baggio Artigos em Couro, Calçados Dubai, Camilly Calçados, Carvelli, Dellay, Dequamel, Designer Corporativo, Di Marlys, Eduarda Berti, Eléia, Estilomix, Fiero, Glauber Bassanesi, Guapaloca, Icone, Impeccabile, Laroma, Leyal, L. Henrich, Linda Flor, Locatelli, Mila e Gabi, Moroni, Orfano, Paggis, Peace, Pelli Brasil, Ponto a Ponto, Primma Bag, Ryan Sport, Studio Atlantis, Tchocco, Tiziani, Tremanito, Tricouro, Usafort, Viavivi, Virgula Zero e Zanni Barcelos.


Texto: Alexandre Elmi

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico