Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Reunião com chineses debate viabilidade de acesso portuário direto entreo país asiático e RS

Ligações entre o Porto Yangpu o Porto de Rio Grande e relações comerciais bilaterais estiveram na pauta

Publicação:

reuniao chineses
Ligação entre os Porto de Riio Grande e o Porto Yangpu deve facilitar exportação para China - Foto: Alexandre Farina
Por Renata Spanhol/Ascom Sedec
O estabelecimento de uma rota direta entre o Porto de Rio Grande e o de Danzhou, na província de Hainan, na China, foi tema de uma reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Portos RS e representantes da cidade chinesa, do complexo portuário  Yangpu e da empresa JV TJJT ITG Group. A ideia é, a partir da  ligação entre os terminais, estabelecer  uma economia de tempo e custos no comércio bilateral. O interesse na construção de um acesso portuário direto é pelo interesse cadeia produtiva de carne, em especial nas etapas de confinamento, abate, estocagem em ware house (como se chamam os depósitos) e  frigoríficos, facilitando a exportação os produtos gaúchos para a China. A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (30/4), no gabinete da Sedec.
O secretário Ernani Polo iniciou a reunião destacando  a intenção de ampliar as parcerias comerciais  com a China. "Já temos uma relação bem consolidada com o país, mas sempre há espaço para expansão, como demonstrou a missão do governo estadual à China em novembro o ano passado. O Rio Grande de Sul está aberto a novas possibilidades comerciais e oportunidades de investimento", salientou. A possibilidade de fortalecer as exportações no setor de alimentos, em especial da pecuária, foi realçado pelo titular da Sedec como ponto positivo do projeto entre os dois portos.
 
O prefeito de Hainan, Chen Yang, explicou que a finalidade não é ter uma cooperação superficial mas, sim, construir um sólido projeto de futuro entre os dois portos. O CEO do porto chinês, Zhang Hailiang, participando de forma remota, apresentou as principais características da região, salientando que que o local é a primeira freetrade zone da China (o equivalente à Zona Franca de Manaus) e que, até 2025, estará preparado para receber os maiores navios do mundo. Também disse que está nos planos do governo da China tornar-se um hub portuário no oceano Pacífico.
 
Na apresentação sobre o Porto de Rio Grande, o chefe de gabinete Flavio Ferreira explicou os aspectos técnicos do complexo e destacou a posição privilegiada do Estado em relação aos países do Mercosul, o que é estratégico para negócios. Sobre rotas diretas, citou o caso de uma empresa estabelecida no complexo, que recentemente fechou uma parceria com a  Coreia do Sul para uma linha de navegação. O diretor de Relações Institucionais da Portos SA, Sandro Figueiredo de Oliveira, disse que o complexo portuário está receptivo ao projeto de uma rota direta. "Temos um grande futuro pela frente e novas oportunidades e parcerias fazem parte dele", disse.
 
Os mecanismos de incentivo para investimentos no Estado foram apresentados pelo diretor do Sistema Estadual de Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas da Sedec, Gustavo Rech.  Ele explicou para o grupo os principais programas que o governo estadual disponibiliza para as empresas que queiram investir no Estado, como o Fundo Operação Empresa do RS (Fundopem RS), e também o funcionamento dos distritos industriais.
Outro ponto abordado na reunião foram os produtos agropecuários produzidos no Estado. A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Rosane Collares, apresentou as principais commodities, explicando o que é feito pelo governo para garantir sua qualidade. Foram citados os processos e certificações envolvidos para assegurar a saúde dos produtos de origem animal, uma vez que a China é um dos maiores compradores de carne gaúcha.
Ao final da reunião, levantou-se a possibilidade dos representantes de ambos os portos  criar u pano conjunto para um projeto em comum. Também será trabalhada a formulação de memorandos de entendimento e de acordos de cooperação com as secretarias do Estado e entre as empresas dos dois países que tenham interesse em exportar.
O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) da Sedec, Evaldo da Silva Junior, classificou a reunião como extremamente produtiva. "Estabelecer uma linha direta entre os portos representa uma oportunidade muito interessante para as exportações do Estado. Soluções logísticas são estratégicas nas relações comerciais e o projeto que começamos a desenhar nesta reunião pode levar a novos investimentos para o RS", disse.
Também participaram da reunião o economista do DPCI, César Rech,o analista jurídico da Sedec Vinícius Winter, o secretário-geral de Hainan, Zhan Lian Ke, o diretor de Desenvolvimento e Reforma de Hainan, Wang Bing, a presidente do JV TJJT ITG Group, Huang Liping, o vice-presidente da JV TJJT ITG Group, Zhang Jintao e assessores.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico