Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul disponibiliza linha de crédito inédita para Bombeiros Voluntários

Programa lançado pelo Badesul para financiamento de equipamentos e infraestrutura é o primeiro no país voltado para o segmento

Publicação:

A partir desta segunda-feira (28), o Rio Grande do Sul passa a contar com o programa Badesul Cidades - Bombeiros Voluntários. A nova linha de crédito tem como objetivo financiar as necessidades de investimento dos municípios gaúchos em prevenção contra incêndios e demais atividades realizadas por Bombeiros.
Programa Badesul Cidades - Bombeiros Voluntários é o primeiro no país voltado para o segmento - Foto: ASCOM/SEDEC

A partir desta segunda-feira (28), o Rio Grande do Sul passa a contar com o programa Badesul Cidades - Bombeiros Voluntários. A nova linha de crédito tem como objetivo financiar as necessidades de investimento dos municípios gaúchos em prevenção contra incêndios e demais atividades realizadas por Bombeiros. O objetivo do programa é o de promover o desenvolvimento sustentável por meio de melhorias na qualidade dos serviços prestados, impactando na qualidade de vida da população. O ato de lançamento ocorreu às 11h, no auditório do Badesul.  

De acordo com o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel, o novo programa representa um avanço importante para o segmento, que completa 50 anos de atuação no Estado. “Esse programa vai possibilitar que os municípios façam um maior investimento nas corporações, com certeza é algo que irá fortalecer os bombeiros voluntários em nosso estado e incentivar os municípios que não têm a criar sua estrutura”, avaliou. 

Segundo a Voluntersul, cerca de 350 municípios não possuem estrutura de bombeiros. Cerca de 50 corporações de Bombeiros Voluntários atuam no Estado e outros 93 municípios contam com bombeiros militares. A presidente do Badesul, Jeanette Lontra, ressaltou o objetivo do programa e afirmou que ele vai contribuir para que mais municípios gaúchos possam contar com a atuação de bombeiros. “Gostaria que todos os municípios tivessem junto conosco, fica aqui minha atenção aos demais prefeitos para que utilizem nosso projeto que atende nossa missão no que diz respeito ao desenvolvimento social, declarou. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Joel Maraschin esclareceu que serão duas formas de acessar os recursos. Por meio das prefeituras serão disponibilizados financiamentos para aquisição de equipamentos pesados, caminhões, ambulâncias e equipamento de resgate de maior valor. E diretamente com as Associações de Bombeiros, que possuam capacidade financeira comprovada, os recursos serão destinados a aquisição de equipamentos de proteção individual e material de uso diário. Isso muda a história dos Bombeiros Voluntários. É o Estado chegando na ponta, podendo atuar de forma a entregar resultados para a sociedade, contribuindo com as comunidades e, principalmente, podendo salvar vidas", comemorou Maraschin. 

O financiamento ocorrerá através de recursos próprios do Badesul e terá como prioridade:  

a) Projetos locais ou regionais que estejam aderentes aos objetivos estratégicos de programas e projetos do Governo do Estado, associados com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul; 

b) Projetos desenvolvidos pelas prefeituras do Rio Grande do Sul em prol do bem-estar de suas comunidades; 

c) Projetos que tenham como prioridade a promoção de sustentabilidade ambiental, equidade de gênero e raça.  

Para maiores informações, os municípios podem entrar em contato com a Superintendência do Setor Público do Badesul através do telefone (51) 3284.5770 e do e-mail: badesul.publico@badesul.com.br 

 

Conteúdos relacionados

Secretaria de Desenvolvimento Econômico