RS e Alemanha discutem possibilidades para estreitar relações comerciais Feira de Hannover
A próxima edição da feira homenageará o Brasil em 2026
Publicação:

A ampliação das relações comerciais entre Rio Grande do Sul e Alemanha foi tema da reunião que ocorreu nesta quarta-feira (22/5) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). A Feira de Hannover, um dos principais eventos mundiais sobre tecnologia para indústria e que, na edição de 2026, homenageará o Brasil, foi um dos temas abordados, com foco nas possibilidades de estreitar relações e construir acordos com empresas e entidades alemãs.
Para o titular da Sedec, Ernani Polo, o estreitamento de relações tem a chance de potencializar a economia gaúcha. “Essas parcerias ampliam a nossa visão de mercado. As entidades podem identificar oportunidades e isso pode acabar virando um investimento”.
Polo ainda reforçou a importância do relacionamento com a Câmara Brasil-Alemanha, entidade que ajuda a promover o comércio bilateral com o país.
O evento Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontecerá em junho, na Bahia, também foi um dos temas da pauta.
Participaram da reunião o deputado estadual Elton Weber, e o subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Rafael Gessinger. Da Sedec estiveram presentes o diretor-geral Leandro Evaldt, o diretor-geral adjunto Roger Pozzi, a coordenardora de Relações Consulares e Diplomáticas, Astrid Schünemann, e o secretário executivo do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo, Diogo Leuck.