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RS terá seis empresas presentes na maior feira de games da América Latina, em São Paulo

Estado é o segundo maior produtor de jogos eletrônicos do Brasil

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Crédito  Eduardo Gasperi
Crédito Eduardo Gasperi - Foto: Eduardo Gasperi
Por Taís Teixeira / ASCOM SEDEC

O RS é o segundo maior polo de games do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. No ano passado, o setor fechou com uma entrega de 219 jogos produzidos, 498 empregos fixos gerados (9% acima das vagas de 2021) e um faturamento de R$ 79,7 milhões no ano passado, receita 1,7% maior que a obtida em 2021. Os dados são do relatório anual de 2022 do mercado de games do RS emitido pela Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS). Dessa forma, o Governo do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no âmbito do Programa de Apoio à Participação de Empresas Gaúchas em Feiras Internacionais, vai levar seis empresas gaúchas de games para participar do estande coletivo do Estado na 11ª edição do Best International Games Festival (BIG) 2023, que começa nesta quarta-feira (28/06) para empresas, na Expo São Paulo, na capital paulista. A feira vai abrir para o público nesta quinta-feira (29/06) e vai até domingo (02/07). O valor do aportado estadual é de R$ 45 mil.


O evento acontece desde 2012 e é o maior do setor na América Latina, atraindo fãs de jogos eletrônicos e também desenvolvedores de vários países para debater as tendências do setor. Com o incentivo estadual, as empresas gaúchas Canva, Hermit Crab, Innominatum, Izyplay, Painful Smile e Rockhead poderão ampliar os negócios, apresentar trabalhos e fazer um intercâmbio de conhecimento e de experiências. O economista do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI), Eduardo Gasperi, que representa a Sedec no evento, vai fiscalizar a ação. “Estou muito animado em acompanhar uma feira tão prestigiada, de um setor tão dinâmico e com repercussões sobre diversas áreas, como entretenimento, educação, cultura, esporte e tecnologia”, disse. Gasperi ainda destaca que esses empreendedores terão a oportunidade de interagir com os principais players globais do setor. “Certamente, renderá bons frutos e irá contribuir para desenvolver e consolidar nossa cadeia produtiva”, ressalta Gasperi. O diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais (DPCI) Evaldo da Silva Júnior, também participou do encontro entre empresas.


Para o secretário da Sedec, Ernani Polo, o festival é uma grande oportunidade de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. “O Big Festival é o evento master do setor de games, segmento esse que vem crescendo ao longo e o Governo do Estado, ciente disso, apoia a participação das empresas gaúchas neste espaço entre pares”, pontua. Polo acrescenta que as áreas que envolvem tecnologia são geradoras de emprego e por isso o Estado oferece a oportunidade para os empreendedores dessa categoria “prospectarem novos investimentos para o Estado”.
O presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS), Everton Vieira, classifica o festival é um momento de integração. “É uma possibilidade para as empresas gaúchas divulgarem seus projetos para diversos investidores do mundo todo e também estabelecer parcerias”, comenta.


A feira acontece desde 2012 e é o mais importante festival de games da América Latina. Além de expor ao público toda a inovação presente dos jogos, o evento também é o principal ponto de encontro de quem entender melhor o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina. Nesta edição, o festival terá um espaço dez vezes maior do que a primeira edição e duas vezes maior do que a de 2022. O evento também conta com grandes criadores de games do mundo, como Chance Glasco, criador do Call of Duty ,que irá lançar o trailer do seu novo jogo durante o festival. Outro convidado confirmado é Takashi Tokita, designer chefe do Final Fantasy. Para a edição de 2023, já são mais de 1 mil criadores de conteúdos confirmados, como Gaules, Baiano, Playhard, Lucca Maciel entre outros que transitarão pelos corredores do evento.Um dos momentos mais aguardados da feira é a cerimônia de premiação dos melhores jogos do ano. Neste ano, foram mais de 600 jogos inscritos, de 55 países e 18 categorias.

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Governo do RS aportou R$ 80 mil no estande coletivo de empresas gaúchas de games participarem do Best International Games Festiv - Foto: Eduardo Gasperi


Sobre o Festival

O BIG Festival 2023 acontecerá entre os dias 28 de junho a 2 de julho de 2023. As portas do evento estarão abertas entre 10h e 20h, todos os dias. A feira ocorrerá no São Paulo Expo, localizado no seguinte endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP, 04329-900
Os ingressos do BIG Festival 2023 custam a partir de R$ 20,00, sendo este o valor da meia entrada de um único dia. A Mundo Ticket também disponibiliza diversos combos de ingresso BIG + CCXP. Para mais informações, acesse o link https://www.mundo-ticket.com/pt/evento/bigfestival

RS é pioneiro na especialização de mão de obra para jogos eletrônicos

O Rio Grande do Sul é pioneiro na formação de mão de obra especializada, e possui uma extensa rede de universidades e faculdades que ofertam programas em nível de graduação e pós-graduação na área: Unisinos (São Leopoldo)- Tecnólogo em Jogos Digitais (2004), Feevale (Novo Hamburgo) - tecnólogo em Jogos Digitais (2008), PUCRS (Porto Alegre) - especialização em desenvolvedor de Jogos Digitais (2010), Uniritter (Porto Alegre), tecnólogo em Jogos Digitais (2012).


A qualificação dos profissionais gaúchos conquistou outros estados brasileiros e também atingiu alguns países. Segundo a ADjogosRS, houve um crescimento de 62% da contratação de desenvolvedores do Estado para prestação de serviços. No Brasil, os games criados no RS estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Pará. Já na esfera internacional, Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Israel e Noruega pagaram pela eficiência dos desenvolveres do RS.
O setor games 9% na geração de emprego na relação 2022/21, fechando com 498 vagas empregos fixos no ano passado, sendo 37% são ocupadas pelos grupos sociais minoritários. Dos 157 games próprios (que não são lançados nas lojas), 18 foram lançados no mobile, dois no console, sete para PC e 130 estão em produção.


O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros de jogos digitais no Brasil e atualmente é um polo nacional no mercado de desenvolvimento de games. Parcerias com o governo estadual, com entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeRS) e a consolidação de cursos superiores no desenvolvimento de jogos ajudam a explicar o bom resultado do mercado de games no Rio Grande do Sul.


A projeção da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul é que o Estado se torne uma das referências do setor na América Latina. “A expectativa é que a gente dobre os benefícios e o potencial da indústria em muito pouco tempo. A ideia é que até 2030 possamos alcançar um patamar elevado em número de empresas e empregos”, diz o presidente da associação, Everton Vieira.


Para criar jogos envolventes e realísticos, o mercado games tem perfis profissionais com conhecimentos diversificados. O diretor-executivo da ADjogosRS, Ivan Sendin, explicou que a construção de jogos requer muitas etapas, o que acaba atraindo muitos profissionais distintos. “Tem o programador, o designer, o artista, a animação, o sound designer, são vários detalhes que se juntam para trabalhar em prol de um jogo para que ele fique atrativo para o usuário”, elucida. Sendin exemplificou que a programação é responsável pelo sistema, o game designer cuida de gameplay, o sound designer já cria todo a parte visual do jogo para mostrar que o processo de criação é complexo até chegar no resultado final e ser disponibilizado no sistema.

Indústria brasileira de desenvolvimento de games cresceu 600% em 2022

Nos últimos oito anos, o desenvolvimento do setor no país cresceu mais de 600%, segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), o total de empresas do segmento passou de 133 empresas em 2014 para mais de 1 mil em 2022. A América Latina representou em 2022, mais de R$ 8,4 bilhão em receitas de jogos, o que corresponde a 5% da receita do mundo todo. O Brasil ficou em 10° lugar no ranking de receitas de jogos em 2022, totalizando um valor de R$ 2,7 bilhão em receitas.


No Brasil, são três estados que se destacam com o maior número de empresas de games, sendo São Paulo com 280, Rio de Janeiro 89 e Rio Grande do Sul com 58. As regiões Sul e Sudeste concentram 78% das empresas desenvolvedoras brasileiras. Atualmente, o país conta com 1.009 empresas. As regiões com maior faturamento no país são: São Paulo - R$ 150 milhões, Rio Grande do Sul – R$ 79,7 milhões e Pernambuco com R$ 45 milhões. Em todo o Brasil, já são mais de 12.440 empregos gerados pela produção de games.


Fundada em 1996, em Porto Alegre, com uma equipe de 20 desenvolvedores a Southlogic foi a primeira empresa do setor de games no Rio Grande do Sul. Em 2004, a (Unisinos) possuía sete empresas; em 2008, a Universidade Fevalle, com seis, e em 2010 a PUCRS com quatro empresas.
Com um faturamento de R$ 79,7 milhões em 2022, um crescimento de 1,7% em relação a 2021, a ADJogosRS espera crescer ainda mais neste ano. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros de jogos digitais no Brasil e atualmente é um polo nacional no mercado de desenvolvimento de games. Parcerias com o governo estadual, com entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SebraeRS) e a consolidação de cursos superiores no desenvolvimento de jogos ajudam a explicar o bom resultado do mercado de games no Rio Grande do Sul.


A projeção da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul é que o Estado se torne uma das referências do setor na América Latina. “A expectativa é que a gente dobre os benefícios e o potencial da indústria em muito pouco tempo. A ideia é que até 2030 possamos alcançar um patamar elevado em número de empresas e empregos”, diz o presidente da associação, Everton Vieira.

O que é a ADJogosRS


A Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS), existe desde 2013 e fomenta a indústria de games no Rio Grande do Sul e no Brasil. Uma associação construída com a finalidade de promover a indústria gaúcha de desenvolvimento de jogos digitais, por meio de diversas ações desde interlocuções procurando obter incentivos governamentais ou privados.

O objetivo é  compartilhar as  informações de todos os setores associados: estudantes, profissionais e empresas para melhorias técnicas de nossos profissionais, construindo eventos que demonstrem todo o potencial que a produção de um game pode fornecer para o crescimento de diversos setores econômicos do estado e consequentemente do país.

A associação possui algumas ações em parceria com Consultorias/ Workshops de Mercado & Produção, Controle de qualidade dos jogos em QA, Exposição de Jogos em Feiras Internacionais e Delegação em eventos de negócios internacionais.


No seu primeiro ano de existência em 2013, o faturamento chegou a R$ 3,2 milhões, somados os anos de 2020, 2021 e 2022 o valor ultrapassa os R$ 220 milhões. Outro fator que teve crescimento ao longo dos anos foi o setor de empregos, em 2013 o número era de 133 empregados, em 2022 o número chegou bem próximo de 500 novos empregos gerados.


A ADjogosRS tem 40 associados e é mentora de outras sete associações regionais, sendo elas: Ceará, Recife, Brasília, São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

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