Rota Panorâmica, em Três Coroas, recebe investimento de R$ 15 milhões do Badesul

As obras foram financiadas pelo programa Badesul Cidades
Por Ascom Sedec e Badesul

Com o objetivo de impulsionar o turismo em Três Coroas, o Badesul Desenvolvimento concedeu à Prefeitura Municipal um crédito de R$ 15 milhões para a pavimentação da Rota Panorâmica. A obra, que abrange 7,5 km de extensão, conta com 90% dos serviços concluídos.

As obras, financiadas pelo programa Badesul Cidades, ocorrem entre o final da Rua Brasil, em Três Coroas, até o limite com o município de Canela. As etapas de terraplenagem e pavimentação, incluindo a colocação de sub-base, base e camada de rolamento, estão prontas. Atualmente, estão sendo finalizados os serviços de drenagem e, na sequência, a via deve ser sinalizada.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, à qual o Badesul é vinculado, Ernani Polo, destaca que a pavimentação de estradas desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e no fomento ao turismo em uma região. "A melhoria da infraestrutura viária facilita o acesso a destinos turísticos, o que torna mais atrativo para visitantes, já que reduz o tempo de viagem e os custos de transporte, o que pode aumentar o fluxo de turistas e, consequentemente, beneficiar a economia local", salienta.

“A expectativa é que até novembro deste ano as obras sejam finalizadas, o que contribuirá significativamente para o desenvolvimento do turismo local e impulsionará negócios da região, como parques naturais, pousadas, hotéis, restaurantes e comércios”, afirmou o presidente do Badesul, Claudio Gastal. O dirigente acrescentou, ainda, que os motoristas poderão se deslocar com mais segurança e tranquilidade entre os municípios de Três Coroas e Canela.

Plano Rio Grande
Três Coroas foi um dos municípios que foi muito atingido pela enchente de abril e maio. A recuperação viária local é um exemplo da efetividade do Plano Rio Grande, que prevê ações a curto, médio e longo prazo, organizadas em um conjunto de medidas chamado Rio Grande do Sul do futuro. Além disso, estão mapeadas oportunidades de captação de recursos para potencializar os projetos necessários.

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.