Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz avaliação positiva do South Summit Brazil 2025

Secretário Ernani Polo esteve presente em painéis e reuniões ao longo dos três dias de evento

Publicação:

Quatro homens brancos sentados em um palco. Dois de camisa branca, um de camisa azul e um de terno marrom.
Sedec participou de diversos painéis e agendas nos três dias de evento - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec
Durante três dias Porto Alegre foi palco de um dos maiores eventos de inovação e negócios da América Latina. Em sua quarta edição, o South Summit Brazil (SSB), contou com sete palcos com painéis e apresentações, além de diversos espaços para networking e discussões sobre tecnologia. Entre eles, o RS Innovation Stage, espaço do governo estadual, que é correalizador do evento. Além de palestrar em três painéis, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participou de reuniões e lançamentos.
Entre 9 e 11 de março foram mais de 200 painéis e palestras com especialistas em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade. No RS Innovation Stage, foram mais de 50 apresentações, entre painéis e lançamentos, somando 23 horas de conteúdo exclusivo.
A programação da Sedec durante o SSB iniciou na quarta-feira (9/4) com a participação de Polo no painel "A nova ordem econômica mundial", com o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki e o chefe do escritório de representação do Itamaraty no Rio Grande do Sul, o diplomata Marcelo Baumbach. O evento abordou os reflexos nas relações comerciais das novas estruturas políticas, de poder e econômicas do mundo. Durante sua fala, o titular da Sedec ressaltou a boa relação que o Rio Grande do Sul tem com diversos países e destacou que os produtos e a expertise gaúchos são valorizados no mundo todo.
Na quinta-feira (10/4),  Polo fez parte do painel "Visitar, viver e investir: o Rio Grande do Sul como destino de novos negócios", apresentado pelo governador Eduardo Leite. Juntamente com o secretário de Comunicação (Secom), Caio Tomazelli, e do presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, Leite falou sobre a atração de investimentos para o Estado sob o ponto de vista do Plano Rio Grande. 
No último dia de evento, na sexta-feira (11/4), Polo subiu ao palco do RS Innovation com Prikladnicki para falar de inovação. A palestra "A inovação tecnológica no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável"  apresentou as estratégias inovadoras adotadas pelo governo do Estado para estimular a economia gaúcha, promover comercialmente o Estado e atrair investimentos. O titular da Sedec destacou que o trabalho feito em parceria com a agência para atrair novos empreendimentos para o Estado é pautado em processos modernos , que permitem que as empresas se instalem aqui de maneira mais célere.
Ao lado do governador Eduardo Leite, Polo também participou do painel "RS Seguro: Comunidade e Inovação".  O RS Seguro é um programa transversal do governo estadual na área de segurança pública. Ele aposta no combate à criminalidade, na qualificação do atendimento ao cidadão, em políticas sociais preventivas e transversais e no aperfeiçoamento do sistema prisional. 
Além dos painéis, Polo participou de reuniões com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e com representantes do grupo francês Club Med, que estão investindo R$ 1 bilhão em um projeto de hospedagem em Gramado. O titular da Sedec também representou o governo do Estado no lançamento do BRDE Labs, programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), agência de fomento vinculada à secretaria.
Outra agenda cumprida durante o SSB, foi a assinatura de um termo de engajamento entre governo do RS, Sedec, Invest RS e a Ultragaz, empresa que atua no fornecimento de biometano. Com um investimento que pode chegar a R$ 100 milhões, o documento prevê o mapeamento de oportunidades para expansão da infraestrutura de produção e consumo de biometano, BioGLP e energia elétrica renovável, interlocução com órgãos reguladores e ambientais, acesso a incentivos estaduais e programas de fomento à transição energética e à descarbonização e parcerias com universidades, institutos de pesquisa e centros tecnológicos para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras em energia limpa.
Ao participar da cerimônia de encerramento, Polo fez um balanço positivo do South Summit Brazil, destacando que o evento traz uma grande visibilidade para o Rio Grande do Sul. "A inovação é uma das prioridades estratégicas do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, então hospedar um evento voltado para isso é uma grande oportunidade para consolidar nosso estado como um polo de cultura inovadora. Nestes três dias de evento, promovemos o RS, atraímos investidores, desenvolvemos soluções e debatemos assuntos que geram impacto socioeconômico", finalizou.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico