Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa de dia de interiorização do governo do Estado na região Centro-Serra
Governador em exercício, Adolfo Brito, e secretários cumpriram agendas em Sobradinho e Candelária
Publicação:
Com o objetivo de levar as ações do governo do Estado ao interior gaúcho, o governador em exercício, Adolfo Brito, e secretários fizeram um dia de interiorização na região Centro-Serra nesta quarta-feira (15/1). Pela manhã, o grupo esteve em Sobradinho para falar com prefeitos e lideranças regionais. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo fez parte da comitiva.
Durante o evento, Polo explicou as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS e falou sobre o trabalho das vinculadas da secretaria (Badesul, BRDE e Junta Comercial do RS), da Invest RS e sobre os programas e benefícios da Sedec. “Estamos com muito otimismo para 2025 e 2026. O Rio Grande do Sul passa por um momento muito desafiador, mas estamos trabalhando com muita determinação e com muito ânimo. O ano de 2024 foi um ano muito impactante, mas também celebramos o maior investimento da história do RS, que foi a nova fábrica da CMPC, com R$ 25 bilhões em investimentos, que vai fomentar toda a economia gaúcha”, finalizou Polo.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou a liberação de recursos para a recuperação do bloco cirúrgico do hospital São João Evangelista, em Sobradinho. A titular da pasta da educação, Raquel Teixeira, falou sobre a licitação para a construção do ginásio esportivo da Escola Estadual Catarina Bridi, em Ibarama – obra esperada há mais de 30 anos pela comunidade local.
O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, atualizou os presentes sobre o andamento dos projetos de recuperação na região após as enchentes e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, falou sobre temas como irrigação e pequenas centrais hidrelétricas.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino abordou as demandas locais, como a recuperação estrutural do trecho de 35 quilômetros da ERS-400, entre Candelária e Sobradinho, e a elaboração de projeto técnico para a construção da terceira pista da rodovia e acerca da recuperação de estradas danificadas pelas cheias.
No período da tarde, parte da comitiva foi à Candelária, onde a secretária Arita assinou convênio de cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de um mamógrafo ao Hospital Beneficente da cidade.
Polo elogiou a iniciativa do governo estadual de estar presente das cidades do interior. “Esta é uma oportunidade do executivo estar integrado com comunidades locais e ouvir diretamente suas demandas, além de poder falar pessoalmente sobre o trabalho que o governo do RS e as secretarias vêm fazendo em prol da população gaúcha e sanar suas dúvidas”, disse.