Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretário de Desenvolvimento Econômico Ernani Polo palestra em campi de Cerro Largo

Foram abordados temas como ações da pasta e os mecanismos disponíveis para estímulo ao empreendedorismo no Estado

Publicação:

WhatsApp Image 2023 05 26 at 13 29 12
Desafios para o desenvolvimento do RS foi tema de palestra - Foto: Alexandre Farina/ASCOM SEDEC
Por Alexandre Farina/ASCOM

Secretário do Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, ministrou a palestra " Desafios e oportunidades para o desenvolvimento no Rio Grande do Sul” na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campi de Cerro Largo, na noite de quinta-feira (25), dia da Indústria. Na oportunidade, o secretário apresentou as ações da pasta e os mecanismos e ferramentas disponíveis para estímulo ao empreendedorismo no Estado, como adesão ao Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem), participação em distritos industriais, polos tecnológicos e mecanismos disponíveis em bancos como Badesul e BRDE, que são vinculados à secretaria.

Um ponto importante abordado pelo secretário foi o estudo que está sendo elaborado pelo governo do Estado para viabilizar um programa de apoio e incentivo aos municípios para implementação de distritos industriais locais, como forma de estímulo a geração de emprego e renda.

WhatsApp Image 2023 05 26 at 13 29 13
Polo apresentou a estrutura da secretaria de desenvolvimento econômico e seus programas - Foto: Alexandre Farina/ASCOM SEDEC

Polo também falou sobre a intenção do governo de estimular e incentivar a produção de etanol por meio do aumento da produção de culturas de inverno, como opção às regiões com características fortes no setor agropecuário.

O secretário pontuou ainda a necessidade cada vez maior do estímulo ao empreendedorismo, abordando também neste sentido avanços em inovação, inteligência artificial, descarbonização, energias renováveis e hidrogênio verde.

"O Estado avançou muito com investimentos em áreas importantes como infraestrutura, saúde, turismo e outras e deverá avançar mais, pois queremos fomentar cada vez mais em todo o RS o desenvolvimento econômico", destacou.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico