Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretário Ernani Polo acompanha governador em evento que marcou a produção de 4,5 milhões de veículos da GM no RS

Montadora chega a produzir 1,1 mil veículos por dia na planta de Gravataí

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 22 at 15 57 43
WhatsApp Image 2023 03 22 at 15 57 43 - Foto: Alexandre Farina
Por Alexandre Farina / Secom

Em ato realizado junto à linha de montagem da fábrica da GM, em Gravataí, o governador Eduardo Leite e o secretário de desenvolvimento econômico, Ernani Polo, acompanharam a produção do carro nº 4,5 milhões da planta. Leite foi recebido pelo vice presidente da GM na América do Sul, Fábio Rua e pelo diretor de operações da planta, Marcel Querotti. O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, também participou da cerimônia. O governador acompanhou, junto com diretores e funcionários da GM, a finalização da montagem do veículo, deixando sua assinatura em um “capô” simbólico, que registrou a conquista da marca histórica.

 “Ao longo de quase 23 anos, o impacto econômico da General Motors em nosso Estado é impressionante. Essa comemoração deve ser fonte de estímulo para todos. Precisamos seguir lutando a fim de tornar o Rio Grande do Sul um lugar cada vez melhor para investir, com geração de empregos e prosperidade”, disse o governador Eduardo Leite.

Considerada uma das mais modernas fábricas do país, esta unidade da General Motors de Gravataí foi inaugurada em 2000 e é responsável pela geração de 23,5 mil empregos diretos e indiretos, produzindo diariamente 1,1 mil veículos.

“ A conquista da marca da produção de 4,5 milhões de veículos significa progresso, desenvolvimento e investimento na economia do RS, de uma empresa que no setor é uma das maiores do país. Ganha o Estado com a concretização de avanços importantes para a indústria de automóveis”, ressalta o secretário Ernani Polo.

Os automóveis produzidos no complexo são exportados a países da América do Sul.  Outras 13 empresas funcionam na área da fábrica, produzindo peças e acessórios para os veículos.

     Relevância econômica para o município

A importância econômica da montadora para a cidade se traduz em números. Desde a chegada da General Motors, Gravataí saltou da 12ª para a 4ª maior economia do Estado.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico