Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Secretário Ernani Polo fala de desenvolvimento econômico e reconstrução na Feira Brasileira do Varejo

Polo participou do painel que abordou resiliência e inovação após os eventos climáticos de 2024

Publicação:

Imagem de cinco pessoas sentadas, palestrando: uma mulher e quatro homens.
Secretário Ernani Polo falou das ações do governo para fortalecer a economia gaúcha - Foto: Alexandre Farina / Ascom Sedec
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

Falando sobre as ações do governo do Estado para a recuperação da economia do RS após os eventos climáticos de 2024, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participou nesta quarta-feira (21/5) do painel "Varejo gaúcho: resiliência e inovação um ano após as enchentes”, promovido pelo grupo RBS durante a Feira Brasileira do Varejo (FBV), que acontece em Porto Alegre. Promovida pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas POA) e com o mote desta edição sendo “Viva o Futuro do Presente”, a FBV tem como objetivo fortalecer o setor varejista, promover negócios e conexões e debater tendências e boas práticas em varejo, marketing e inovação.   

O painel contou com a presença do presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva , da economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio RS), Giovana Menogoto, do especialista em varejo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS), Fabiano Zortéa, e teve mediação do jornalista Elói Zorzeto.

Polo iniciou sua participação falando que a sociedade, empreendedores, entidades e o governo devem trabalhar de forma colaborativa para que os setores econômicos possam superar as dificuldades. Ele destacou que o Estado buscou linhas de crédito acessíveis, atendeu demandas na área tributária e atuou em várias frentes, simultaneamente, para dar condições de recuperação, em especial aos pequenos e médios empreendimentos. E esse processo todo de reconstrução, através do Plano Rio Grande e do Plano de Desenvolvimento, Econômico, Inclusivo e Sustentável, reflete no comércio.

Ao falar sobre o evento, Piva destacou que a FBV se propõe a aproximar o varejista da inovação e das soluções para a cadeia do varejo. O presidente do Sindilojas-RS também ressaltou a importância da educação para a formação de mão-de-obra qualificada, que atenda as demandas do mercado. Ele destacou que, além do Estado, o varejo também deve investir em iniciativas de qualificação, para melhorar o setor como um todo.

Polo complementou a fala de Piva, dizendo que o capital humano é um dos habilitadores do Plano de Desenvolvimento e que o governo estadual trabalha para qualificar o ensino. Uma das iniciativas citadas pelo secretário para evoluir nesta área é a ampliação das escolas em tempo integral. “Na rede estadual, 27% das instituições de Ensino Médio já adotam o modelo. A meta é alcançar 50% no próximo ano”, destacou o titular da Sedec. Outra ação destacada é a parceria firmada, durante a Missão NY 2025, com a empresa de tecnologia Salesforce, que capacitará 1,5 milhão de gaúchos em inteligência artificial.    

A economista Giovana trouxe um panorama do varejo, reforçando que, no RS, o setor tem muitos pequenos e médios varejistas. Sendo assim, é preciso pensar em soluções e tecnologias para empresas deste porte. Para Zortéa, as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores após as enchentes mostraram a capacidade de resiliência e a criatividade que são aguçadas em momentos como este.

Ao longo do painel, Polo citou diversos investimentos que o Estado recebeu, como o da CMPC, Scala Data Centers e, mais recentemente, o anúncio do cabo submarino que será construído no RS pela Meta e a empresa de infraestrutura digital V.TAL e que irá ampliar a capacidade de conexão de internet do Sul do Brasil e de países vizinhos. “Temos boas perspectivas, mas temos que trabalhar todos juntos – governo e sociedade – para aproveitar as oportunidades que vão surgir”, pontuou o secretário.

Polo finalizou sua participação no painel falando da importância do diálogo para construção de novos caminhos e no otimismo com o que virá. “Nós estamos muito confiantes no futuro, na capacidade empreendedora e nessa união entre o público e o privado. O governador Eduardo Leite tem nos orientado e ao governo para olhar a sociedade com confiança e boa-fé, simplificando processos e facilitando a vida de quem empreende”

Abertura da FVB

Ao final do primeiro dia de evento, que vai até 23 de maio, Polo representou o governador Eduardo Leite na abertura oficial FBV e falou sobre a importância do varejo para a economia gaúcha. “O comércio é a ponta mais visível da atividade econômica. Por isso, no escopo do Plano de Desenvolvimento do Estado, elaborado com diálogo e visão de longo prazo, o setor varejista é tratado com a prioridade que merece. Fomentar o empreendedorismo, desburocratizar o ambiente de negócios, apoiar micro e pequenos empresários, promover crédito acessível e estimular o consumo consciente são compromissos inegociáveis”, disse.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico