Sedec participa de evento sobre oportunidades comerciais entre Brasil e Paraguai

Brasil é o principal parceiro comercial do País

Secretário adjunto Derly Fialho foi um dos palestrantes do evento
Secretário adjunto Derly Fialho foi um dos palestrantes do evento - Foto: Renata da Silva Spanhol
Por Renata da Silva Spanhol / Ascom Sedec

O Paraguai foi apresentado como opção para investidores no evento "Oportunidades Comerciais Paraguai – Brasil", que foi promovido pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas), em parceria com a Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Consulado Geral da República do Paraguai em Porto Alegre e a Câmara de Comércio Brasil Paraguai/RS. Durante a ocasião, foram mostrados dados econômicos sobre o país e os setores com maior potencial de investimento. O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Derly Fialho, foi um dos participantes.

Em sua fala, o secretário adjunto da Sedec ressaltou a importância do evento citando que, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Paraguai é o país melhor posicionado no Indicador de Clima Econômico, índice que monitora o panorama para investimentos na América Latina. Também reforçou que a Secretária está à disposição de todos os empreendedores e países que quiserem contribuir com o RS. "Cabe ao Estado propiciar e organizar um ambiente adequado, atrativo e acolhedor para aqueles que queiram empreender e trabalhar para gerar desenvolvimento neste Estado", disse.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil Paraguai /RS, Roger Maciel, destacou que o Paraguai é um caminho a ser explorado pelos empresários, por ser um país estável, com política econômica constante e um mercado de grande futuro. Lembrou que o Brasil é o principal parceiro comercial e que, pelas similaridades entre as populações, os brasileiros são muito bem acolhidos.

O embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo, falou sobre o clima comercial favorável para ambos os países, em especial nos setores da indústria e do comércio, além de ser um ambiente propício para investimentos privados. Delgadillo apresentou os principais incentivos para quem se interessa em empreender no país, como menores impostos e taxas corporativas da região.

Estiveram presentes no evento o Cônsul regional, Embaixador Lezcano, e o diretor do Departamento de Promoção Comercial da Sedec, Evaldo da Silva Junior.