Sedec recebe convite para participar dos 150 anos da imigração polonesa no RS
Publicação:

A imigração polonesa no Rio Grande do Sul completa 150 anos em 2025. Uma comitiva formada pelos municípios de Guarani das Missões, Áurea e Sete de Setembro, municípios que concentram boa parte dos descendentes, esteve no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico nesta quarta-feira (23/4). O objetivo da visita foi entregar um convite da celebração para o titular da pasta, Ernani Polo. As comemorações preveem uma programação com diversos eventos culturais, festividades e ações para valorizar o legado da imigração polonesa. A expectativa é de que a celebração reúna descendentes, estudiosos e autoridades, fortalecendo ainda mais os laços culturais entre o Brasil e a Polônia.
"Os 150 anos da Imigração Polonesa no Rio Grande do Sul tem significado histórico e cultural para o nosso Estado, e a presença desta comitiva aqui reforça isso”, ressaltou o secretário. Polo, ainda, destacou que a contribuição da comunidade polonesa está na construção econômica, social e cultural do nosso Estado.
Legado polonês
A comitiva reforçou a importância da iniciativa tanto para a preservação da cultura e das tradições polonesas no Estado, quanto para o próprio desenvolvimento econômico dos municípios. De acordo com dados apresentados durante o encontro, existem mais de 1 milhão de descendentes de poloneses no Estado, sendo 10% da população gaúcha. Guarani das Missões tem o título de capital polonesa dos gaúchos e Áurea, onde 93% da população é descendente de poloneses, é considerada a capital polonesa dos brasileiros.
Fizeram parte da comitiva Leandro Inacio Wastoski, prefeito de Guarani das Missões; Nelson Palinski, prefeito de Sete de Setembro; Arlindo Waczuk, presidente da Braspol de Áurea; Lauro Marmiticzk, da coordenação das festividades de Guarani das Missões; Marzena Kowalczyk Jassak, professora polonesa; Decio Welterz, chefe de gabinete; e Moises Marczewski, vereador de Guarani das Missões.
Participaram ainda do encontro, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Mário Augusto de Freire Gonçalves, e a coordenadora de Relações Consulares e Diplomáticas da Sedec, Astrid Schünemann.