Tecna uma realidade gaúcha
Publicação:

A inauguração do estúdio “A” é mais um instrumento para que o Rio Grande do Sul continue a ocupar posição de destaque no mercado audiovisual brasileiro. A instalação inaugurada nesta quinta-feira (27) no TECNOPUC, em Viamão, é um espaço inédito para fortalecer as produções e o potencial de negócios da região.. O Centro Tecnológico Audiovisual do é uma iniciativa da PUCRS, em conjunto com o Governo do Estado, a Fundacine e buscará articular a integração e colaboração entre universidades, empresas, poder público e sociedade, a fim de atender a uma demanda histórica do setor audiovisual.
O TECNA representa investimentos de R$ 27 milhões. Com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações , da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, através do programa Gaúcho de Parques Tecnológicos. Em 2016, a verba destinada pela SDECT ao TECNA, no âmbito de Parques Tecnológicos/Indústria Criativa, alcançou R$ 1.999.910,43. Além da PUCRS, a FEEVALE é a instituição coexecutora do projeto.
A “Caixa Preta” como foi classificada a instalação no momento da inauguração, que teve a presença do reitor da PUCRS, Ir Evilázio Teixeira, significa o mais novo e moderno estúdio de cinema e TV do Brasil, equipado também com uma área de apoio com camarins, banheiros, figurino e área para a arte, além de uma área técnica. A SDECT esteve presente através da diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Suzana Sperry.
Para a PUCRS o desafio do Tecna é contribuir para o desenvolvimento dos setores criativos do Estado. Para isso, está baseado em uma cultura colaborativa que objetiva o aumento da profissionalização do setor, novas conexões para os arranjos produtivos locais e a expansão das redes para um melhor posicionamento no mercado brasileiro e o alcance dos territórios internacionais. “Nossa ideia é que o Tecna consiga atrair diferentes projetos e, com isso, seja possível estimular toda a cadeia produtiva regional”, defende a coordenadora, Aletéia Selonk.
O espaço é o único estúdio do País localizado em um Parque Científico e Tecnológico e ligado a uma Universidade. Além da utilização por profissionais e empresas do mercado, a estrutura também será usada pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos) durante as aulas de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, assim como estudantes, professores e pesquisadores das demais universidades do Estado. O objetivo é manter uma sinergia ainda mais forte entre a academia e o mercado por meio dessa aproximação.
o Estúdio de Cinema e TV do Tecna estará à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. Cursos relativos às práticas de produção audiovisual também estão previstos para 2017. As universidades do Rio Grande do Sul poderão contar também com a infraestrutura do Tecna para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas.
Sdect/com FamecosPUCRS
27/04/2017