Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Governo do Estado realiza visita a Europa para prospectar produção de energia verde

Comitiva visitou a feira Hannover Messe, além de plantas industriais e parques eólicos na Alemanha e Países Baixos

Publicação:

Joel Maraschin em missão pela Europa
Joel Maraschin em missão pela Europa

Na última semana uma comitiva governamental gaúcha esteve na Europa, mais especificamente na Alemanha e Países Baixos, em missão prospectiva. As visitas técnicas e palestras que o grupo participou na Holanda trataram sobre um assunto que figura intensamente na pauta do Rio Grande do Sul, a produção de energia verde.

Na Holanda, a comitiva visitou os parques eólicos de Eemshaven, em Groningen, responsável pela produção de cerca de um terço da energia do país, e Emmelord, em Noordostpolder, também considerado um dos maiores da Holanda, com 86 turbinas que geram cerca de 1,4 bilhão de kWh anualmente. Os parques apresentam turbinas offshore, onshore e nearshore e inspiram o Rio Grande do Sul a trabalhar as suas potencialidades neste setor de produção de energia.

Entre as apresentações, o governo e algumas organizações holandesas deixaram clara a intenção de comprar hidrogênio verde do Brasil e do Rio Grande do Sul. O Governo do Estado tem dois memorandos de entendimento assinados com duas multinacionais para a implantação de um projeto de hidrogênio verde no Estado e ambos projetos focam no Porto de Rio Grande. Além da oportunidade de desenvolvimento econômico, consumo interno e exportação, o Rio Grande do Sul tem compromisso de neutralizar suas emissões de carbono em 50% até 2030. “Os compromissos ambientais com a descarbonização do planeta precisam estar alinhados com esse novo momento de geração de energia e com o futuro da indústria. Por isso a importância de conhecer estes projetos na Holanda, de geração de energia eólica nearshore e offshore, bem como a geração por Hidrogênio Verde”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico Adjunto, Joel Maraschin, que integra a comitiva.

Ainda na Holanda, em Haia, ocorreu um encontro sobre transição energética. Organizado em parceria entre o Departamento de Relações Econômicas Externas do governo da Holanda e o escritório de apoio aos negócios da Holanda no Brasil (NBSO Brazil), com sede em Porto Alegre, o evento reuniu representantes de organizações responsáveis por negócios e projetos relacionados ao tema que apresentaram iniciativas em andamento no país, que é considerado referência em sustentabilidade. Na oportunidade, o secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, apresentou as potencialidades de investimento no Rio Grande do Sul neste segmento.

Feira Hannover Messe

No maior parque de exposições do mundo, a tradicional feira de Hannover voltou a ocorrer após o início da pandemia. Com foco na transformação tecnológica e sustentável industrial, o evento contempla as principais tendências e inovações do setor.

Além do seminário promovido pela Embaixada do Brasil na Alemanha, a comitiva teve a oportunidade também de visitar os estandes da Siemens, Phoenix Contact, Schneider Eletric, Janitza, Salzgitter AG e Alfa Lava, grandes empresas voltadas a criar tecnologias para suprir a alta necessidade de energia do planeta. O secretário Adjunto Maraschin lembra ainda a visita ao estande da única empresa gaúcha presente no evento, a Novus, que tem 50% da produção exportada para outros países. "A internacionalização da economia gaúcha mostra o tamanho e a importância da nossa indústria não só para o Brasil, mas para com todo o mundo. Por isso é motivo de orgulho para nós vermos uma empresa gaúcha expondo na maior feira industrial do mundo”, completou Maraschin.

Participaram da missão o secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, o Procurador Geral do Estado do RS, Eduardo Cunha, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry, o diretor de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Sedec, Leonardo Neves, o presidente do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do RS (Sindienergia), Guilherme Sari, representantes de empresas e imprensa.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico