Tudo Fácil Empresas está presente em 21 municípios

Sem nome (800 × 450 px)
-

A abertura de empresas em até 10 minutos já é uma realidade em 21 municípios do Rio Grande do Sul. A partir da plataforma Tudo Fácil Empresas, iniciativa da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS), Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a proposta é fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e promover um ambiente de negócios mais ágil.

O serviço foi lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021. Desde lá, integrantes do governo estadual passaram a apresentar a solução a prefeituras do interior. Para implantar o Tudo Fácil Empresas, a gestões municipais precisaram apresentar algumas contrapartidas, como a organização dos endereços e viabilizar a inscrição municipal automática.

A plataforma está presente nos seguintes municípios do interior:
• Bagé
• Caxias do Sul
• Erechim
• Esteio
• Estrela
• Farroupilha
• Frederico Westphalen
• Gravataí
• Montenegro
• Novo Hamburgo
• Panambi
• Rio Grande
• Rio Pardo
• Santa Cruz do Sul
• São Borja
• São Leopoldo
• Sapiranga
• Sapucaia do Sul
• Uruguaiana
• Venâncio Aires

Titular da SPGG, Claudio Gastal lembra que iniciativas como a do Tudo Fácil Empresas promovem um ambiente de negócios mais saudável para os empreendedores do Estado, trazendo mudanças positivas para as ações do poder público. Segundo Joel Maraschin, secretário de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa favorece o empreendedorismo e promove a geração de emprego e renda para os gaúchos.

A presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback, destaca que o Tudo Fácil Empresas avança para solucionar dois problemas que o empreendedor tinha no momento de abrir uma empresa: o tempo elevado e o custo. “Melhora a vida do cidadão que deseja ter seu próprio negócio de forma rápida, simplificada e gratuita, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, acrescenta. A previsão do governo do RS é de ampliar o serviço para mais cidades.

• Para saber mais, acesse o portal www.tudofacilempresas.rs.gov.br

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom