Verallia propõe projeto de reciclagem e educação ambiental no RS
Publicação:

Nesta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, recebeu o representante da Verallia, Etienne Lainé, e o secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt. Em pauta, um projeto de reciclagem e educação ambiental proposto pela empresa francesa, que recentemente anunciou R$ 500 milhões em investimentos no Rio Grande do Sul.
O projeto apresentado pela Verallia tem como principais objetivos aumentar a reciclagem do vidro, promover a educação ambiental e trabalhar em conjunto com as cooperativas de reciclagem em todo o Estado. Etienne explica que a produção das embalagens por meio da reciclagem de vidros utiliza menos energia e diminui a emissão de dióxido de carbono (CO2), o que é extremamente positivo para o meio ambiente. Outra vantagem é que o material é 100% reaproveitável.
Inicialmente, um projeto piloto seria colocado em prática em Porto Alegre e região metropolitana, mas já com ideia de expansão para o interior e litoral. A ideia consiste na instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de vidro em locais estratégicos, escolhidos com a ajuda das prefeituras envolvidas. As tratativas entre a empresa, o Estado e os municípios seguem ocorrendo.
Sobre a educação ambiental, o projeto prevê a difusão de conteúdos sobre reciclagem tanto nas cooperativas quanto nas escolas, a fim de auxiliar nas questões sociais e de renda dos catadores e incentivar e enraizar a prática nas futuras gerações.
“O Estado tem trabalhado em prol do desenvolvimento sem esquecer da sustentabilidade. Buscamos parceiros para investir no Rio Grande do Sul e com projetos neste sentido”, enfatizou o secretário Edson Brum.
Mais notícias
- Foto de pessoas de pé, em frente a um prédio cinza.
- Imagem de um grupo de pessoas de pé, olhando para a câmera. Eles estão em um terreno com grama seca no chão e árvores ao fundo.
- Uma mulher fala ao microfone em cima de um palco sendo observado por um homem sentado ao fundo do palco
- Imagem com fundo cinza onde se lê "Desenvolvimento Econômico"