Zanello fabrica a primeira motoniveladora no Estado
Publicação:

A Zanello Indústria de Máquinas Rodoviárias e Agrícolas, de Tapera, fabricou em abril a primeira motoniveladora do Rio Grande do Sul. A máquina, popularmente chamada de patrola, já foi comercializada e deve ser entregue em um prazo de 30 dias. A produção do equipamento foi em tempo recorde, considerando-se que a empresa começou as negociações há menos de um ano na Sala do Investidor da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
Inicialmente, a fábrica está instalada em um prédio provisório, enquanto a unidade fabril está em construção. Com R$ 6 milhões de investimentos, a planta deve estar concluída até o final de 2013, gerando 50 empregos diretos. Nesta primeira fase, a empresa irá produzir seis modelos de motoniveladoras, mas a médio e longo prazo deverão ser fabricados pás-carregadeiras, retroescavadeiras, tratores, rolos compactadores e equipamentos rodoviários e para a construção civil.
Segundo o gerente comercial Fernando Mascarenhas, a decisão de entrar em operação antes da inauguração da unidade própria antecipou a entrada no mercado e serviu para concluir a nacionalização do equipamento, medida fundamental para que a máquina pudesse ser comercializada via Finame – linha de crédito para a produção e aquisição de máquinas e equipamentos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A Zanello foi criada a partir da associação da Construcciones Metalúrgicas Zanello, da Argentina, com empresários gaúchos. Na Argentina, a Zanello possui experiência de mais de 50 anos na área de máquinas e já vendeu mais de setecentas unidades dos modelos de motoniveladoras agora produzidos no Brasil. “É uma satisfação ter a Argentina, um tradicional parceiro comercial e sócio no Mercosul, produzindo aqui”, destaca o titular da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik.